Os convocados para o jogo com o Sertanense evidenciaram-se e mostraram capacidades e confiança
Teixosense surpreende Sertanense, 0-1
"Verde-negros" prometem boa temporada


Em dia de inauguração do Complexo Desportivo de Vila de Rei o Teixoso teve mais motivos para fazer a festa. Os homens de Tó Real defrontaram o campeão distrital de 2000 e, para primeiro teste, não se saíram mal.


Por Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


O último domingo, 5, foi dia de festa no concelho que marca o centro geodésico do País. Para inaugurar o Complexo Desportivo de Vila de Rei, Irene Barata, presidente da Câmara local, convidou o vizinho Sertanense e o Teixosense. Por sinal os dois últimos campeões distritais da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB).
A equipa que viajou da vila do Teixoso entrou na disposição de começar a pré-época a ganhar. Sabendo de antemão que o adversário era muito difícil, o Teixosense não se intimidou e mostrou mesmo no primeiro jogo, o tipo de futebol com que conquistou o título de campeão distrital. No primeiro tempo a equipa do concelho da Covilhã apresentou: Hélder Cruz na baliza, depois, no sector defensivo, Gonçalo, Óscar, Caronho e Pedro Daniel. Na linha intermédia, Ricardo, Toninho, Real e Costa. E no sector mais avançado, Chinai e Dário.
A equipa da Sertã, orientada por Kikas, ex-central do Sporting Clube de Portugal, com uma equipa bem constituída fisicamente, com bom jogadores, mas ainda pouco entrosados, tentou dificultar ao máximo o jogo do Teixosense. Mas com o decorrer do jogo, a postura técnica e táctica dos verde-negros sobrepôs-se ao poderio físico e em bloco do Sertanense. Obrigado mesmo a cometer inúmeras faltas. No entanto a melhor oportunidade de golo na primeira parte pertenceu ao conjunto da Sertã, mas o seguro Hélder Cruz correspondeu com uma espectacular defesa para canto. Jorge, guarda-redes do Sertanense, foi pouco incomodado.

Dário dá vitória ao Teixosense

No segundo tempo, as duas equipas procederam a várias alterações. No Teixosense, entrou o guarda-redes Pedro Canário, Hélder Morais, Pedro Dias e Mirandela. A equipa não acusou as alterações e continuou a trocar bem a bola e até esteve em supremacia. Para primeiro jogo, a versatilidade da equipa verde-negra foi notória, mas ainda precisa de mais entrosamento.
O golo do Teixosense é de bom recorte técnico. A bola chega da direita, em várias triangulações, Chinai faz um "túnel" para Dário, e este "fura" por entre a defensiva local e faz golo. O tento fortaleceu animicamente os pupilos de Tó Real. Enquanto isso o Sertanense, começou a jogar com alguma virilidade. O que acabaria por originar de parte a parte algum "sururu", e que levou o árbitro Alexandre Rato a impôr a sua autoridade e a lembrar-lhes que o jogo era amigável, e que se assim continuassem era obrigado a acabá-lo. Os ânimos serenaram, mas por pouco. E novas escaramuças se sucederam. No entanto mais uma ocasião de perigo teve lugar, para cada um dos lados. A dupla de centrais do Sertanense onde se destaca Salgueiro, mete respeito. Assim como Tiquinho e Tomás no meio campo.
No Teixosense foram rodando todos os disponíveis. Entre eles, Braima. O jovem guineense, mostrou que tem bons pés e o futebol já é vistoso. A equipa conseguiu manter um bom nível de futebol e os reforços provaram que o são mesmo. Em relação à época anterior, a equipa está mais forte, tem várias e boas opões para todos os sectores.
Para este encontro não foram Tinhas, David, Daniel Bordadágua, Acácio e Paulo Chasqueira.
Com os ânimos já exaltados e quando faltavam cerca de dois minutos, o árbitro deu por terminado o encontro.