Investigador japonês alerta
Jogos de computador retardam desenvolvimento cerebral

 

Os jogos de computador podem atrasar o desenvolvimento cerebral e tornar as crianças mais violentas do que as que não jogam habitualmente. Estas foram as conclusões de um estudo efectuado por Ryuta Kamashima, um investigador da Universidade de Tohoku, no Japão. Ryuta comparou a actividade cerebral de dois grupos de crianças. Um dos grupos jogava habitualmente consola e outro dedicava-se a exercícios de aritmética. O investigador concluiu que os jogos de computador estimulam apenas as áreas do cérebro relacionadas com a visão e com o movimento. Assim, o desenvolvimento de outras áreas do cérebro abranda, o que pode afectar o controlo de elementos sociais no comportamento.
Por outro lado, nas crianças que resolvem problemas aritméticos o efeito é contrário.
Segundo o investigador japonês o exercício da aritmética estimula a actividade de áreas do cérebro mais relacionadas com a aprendizagem, a memória, a emoção e o controlo do comportamento.
"As implicações são muito sérias para uma sociedade cada vez mais violenta. Estas crianças vão ter cada vez mais actos negativos se continuarem a brincar com jogos de computador e não fizerem outras coisas, como ler ou aprender aritmética", concluiu o investigador.