SPRC critica parâmetros de avaliação às escolas

O Sindicato dos Professores da Região Centro ( SPRC) veio, em nota à comunicação, mostrar o seu descontentamento face aos critérios escolhidos para fazer a avaliação às escolas secundárias do país. Segundo a entidade, este relatório nada traz de novo ao sistema de ensino, uma vez que não avança formas de resolver a situação dos maus resultados do secundário. Pelo contrário trata de forma igual "alunos diferentes, de escolas diferentes, que se situam em contextos diferentes, sem ter em consideração" as necessidades de cada um deles.
O estudo em questão tira conclusões já conhecidas das quais se destacam as diferenças entre o litoral e o interior e a existência de resultados abaixo dos desejáveis, especialmente em disciplinas como Português e Matemática.
O SPRC lamenta ainda que tenha sido avançada a possibilidade de existência de penalizações para as escolas cuja classificação interna dos alunos se afaste do resultado dos exames nacionais, uma vez que isto poderia implicar a orientação do ensino exclusivamente para estes exames.