Taça de Portugal
Teixoso fica pelo caminho
Festival de golos em Alcobaça

Por Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


Das quatro equipas do distrito envolvidas na Taça de Portugal, duas (Estação e Sernache) já passaram. O Sertanense vai ter uma segunda oportunidade. O Teixosense regressou derrotado de Alcobaça.


O Teixosense disse adeus à Taça de Portugal. A equipa do concelho da Covilhã fez uma primeira parte de grande nível, mas deitou tudo a perder na etapa complementar.
Logo aos dois minutos, os comandados de Tó Real e Paulo Serra adiantam-se no marcador. Costa, isolado, remata ao poste e no alívio, Gato, defensor local, faz auto-golo. O Teixosense continua a praticar bom futebol, a dominar o adversário e a criar muitos lances de golo, enquanto o Alcobaça apenas consegue duas. O jogo dos verde-negros incomoda os locais e obriga-os a cometer erros excessivos.
Tinhas "partia" a defesa com bons dribles e controlo de bola. Mas não foi só Tinhas que se exibiu com nível, toda a equipa trocava bem a bola e chegava com alguma facilidade à baliza do Ginásio. Mas, contra a corrente de jogo, o Alcobaça empata aos 23 minutos através de Galo, que se redime do golo na própria baliza. No entanto o Teixosense repunha a vantagem através de um grande passe de Toninho e bom trabalho e finalização de Tinhas a dois minutos do intervalo. O 2-1 de vantagem para os serranos não escandalizava e preocupava ainda mais a equipa de Carlos Manuel, treinador do Alcobaça. As preocupações podiam, aumentar mais quando, Costa e Dário desperdiçam incrivelmente o terceiro golo para o Teixosense quase em cima do apito de recolha às cabinas.

Cinco golos em vinte minutos

A segunda-parte trouxe o contraste da primeira. A saída inesperada de Caronho, por lesão, obriga a mudar a estratégia de jogo. Tinhas passa a ocupar o lado esquerdo, e não pode atacar com a facilidade com que o tinha feito. A equipa perde concentração e desmorona-se.
O empate para o Alcobaça não demorou muito. E num ápice chegou aos 4-2. Aos 15 minutos, na sequência de um canto contra a equipa verde-negra, a bola sobra para fora da área onde aparece Leandro a rematar de primeira para o fundo da baliza de Hélder Cruz. A bola vai ao centro do terreno, o Teixosense perde-a e acontece o terceiro golo para os da casa por intermédio de Luís Lopes.
Mesmo assim, o Teixosense reage e chega aos 4-3, por intermédio de Costa. No entanto, erros sucessivos a meio-campo e defesa ajudam a complicar ainda mais a situação. O Teixosense balancei-se no ataque descura a defensiva. O Alcobaça aproveita e faz o 5-3 aos 75 por Marquinho e, ao cair do pano, Luís Lopes bisa e estabelece o resultado final num lance em que apareceram quatro atacantes para apenas um defesa e guarda-redes do Teixoso.

Estação e Sernache passam primeira fase

Entretanto, na Covilhã, a Desportiva da Estação precisou de 120 minutos para ultrapassar o Avanca. Os forasteiros chegaram a estar em vantagem com um golo de Eduardo aos 50 minutos. Os dirigentes da estação chegaram a temer o pior mas, aos 83 minutos, Caniço repõe a igualdade que obriga a uma etapa suplementar de 30 minutos. E já se previa uma viagem ao terreno do Avanca quando, no último minuto do prolongamento, Zé Mateus atira para o fundo das redes de João Gomes e desempata a partida.
Em Cernache do Bonjardim o Vitória local também não comprometeu. A turma de Carlos Coelho chegou ao intervalo a vencer por duas bolas a zero com golos de Toninho e Bravo e limitou-se a controlar a partida durante a etapa complementar. Ainda assim, aos 90 minutos, Isidro corresponde da melhor forma a um livre marcado por Zézinho, empurra para a baliza contrária e estabelece o resultado final (3-0).
Na Sertã, 120 minutos não chegaram para que o onze local e o Portalegrense chegassem a um "entendimento". A partida vai ter segunda volta marcada para 12 de Setembro em Portalegre. Um terreno certamente mais hostil para os beirões.