Programa "Estações com Vida"
Zona da Estação requalificada

Por Ana Maria Fonseca

Quatro milhões de contos é quanto vai custar a requalificação da zona da Estação. Um projecto conjunto da Câmara Municipal da Covilhã e da Rede Ferroviária Nacional que não esquece a face universitária da "Cidade Neve".

Ordenamento urbanístico de toda a zona da estação, uma nova gare, um hotel, uma área habitacional e ainda um museu da cidade farão parte da requalificação da área circundante da Estação que prevê ainda apartamentos destinados a alunos universitários. O projecto anunciado pelo autarca covilhanense à agência Lusa na passada semana, une a Câmara Municipal da Covilhã e a Rede Rodoviária Nacional. O projecto desenvolvido no âmbito do programa "Estações com Vida", promovido de forma semelhante em vários pontos do País, visa o reaproveitamento de espaços urbanos desafectados da actividade rodoviária.
As infraestruturas das obras serão, segundo o autarca referiu à Lusa, totalmente suportadas pela Infester, uma subsidiária da REFER criada para promover o programa "Estações com Vida".
Tendo em conta a cidade da Covilhã como um meio universitário em crescimento, o projecto prevê a construção de um condomínio de apartamentos T0 para estudantes e que incluirá vários serviços acessíveis à restante população.
O plano contempla ainda a construção de uma passagem inferior para peões que permita o acesso aos comboios entre as duas margens do caminho de ferro.
Carlos Pinto disse também à agência Lusa que o protocolo entre a autarquia e a REFER deverá ser assinado ainda durante o mês de Setembro.