Sortelha
Descoberta arqueológica
Altar de Nossa Senhora de Fátima escondia pintura

NC/Urbi et Orbi

As obras de restauro na Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Sortelha, puseram a descoberto uma pintura desenhada na parede onde estava apoiado o altar de Nossa Senhora de Fátima, retirado do local na última semana.
Marcos Osório, arqueólogo da Câmara Municipal de Sortelha, já observou a imagem mas ainda não dispõe de dados suficientes para apontar o período cronológico do achado. No entanto, alguns pormenores indiciam que se trata de uma obra do século XVIII. A imagem que, aparentemente, retrata a Anunciação do Anjo a Maria, espera agora pela deslocação à localidade de especialistas em arte religiosa para a avaliação da importância da descoberta.
Este achado não foi a única surpresa para a população da aldeia histórica. Vírgilio Barreiros, tesoureiro da Comissão Fabriqueira da Igreja, garante que ao longo dos trabalhos de restauro da Igreja já foram encontradas outras estruturas como um nicho e um confessionário de pedra. Esta descoberta poderá provocar mais atrasos numa obra iniciada em Março de 2000 e que já causou alguma contestação popular. Recentemente a população promoveu um abaixo-assinado contra o facto dos trabalhos terem estado parados durante algumas semanas. Devido às obras na Igreja, a eucaristia dominical tem sido celebrada no salão do rancho folclórico da freguesia que teve de ser adaptado para o efeito.
Os trabalhos na Igreja Nossa Senhora das Neves decorrem no âmbito do Programa das Aldeias Históricas e sob a orientação da Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC). A Direcção Regional de Edifícios e Monumentos também tem acompanhado as obras.