Frente ao "musculado" União de Coimbra a técnica do Covilhã de pouco valeu

Ficha do Jogo

Estádio Municipal de Coimbra
(09-09-2001)


Árbitro: Silvério Ferreira (Aveiro)
Auxiliares: Ramiro Gonçalves e Aníbal Soares

U. Coimbra - 0
Joca; Chalana, Cláudio, Varanda e André Lage; Luís Filipe, Maná (Daniel, 70 m), Gonçalo e Adriano (Gerry, 81 m); Rasca (Ruben, 42 m) e Neno.

Treinador: António Conceição

Sp. Covilhã - 0
Celso; Capelas, Piguita, João Carlos e Marco Abreu (Rui Morais, 35 m); Túbia, Trindade, Chalana, Riça e José Carlos (Hermes, 64 m); Sousa (Filipe Avelar, 45 m).

Treinador: João Cavaleiro

Disciplina: Cartão amarelo a Marco Abreu (18 m), Varanda (30 e 82), Capelas (49 m), Chalana (Sp. Covilhã - 52 m), João Carlos (68 m), Trindade (83 m) e Rui Morais (87 m).

II Divisão B - Serranos descem à sétima posição
Covilhã à deriva no Mondego

Os "Leões da Serra" não foram além do nulo em Coimbra. A equipa ocupa a sétima posição, a quatro pontos da liderança. Benfica de Castelo Branco perde em casa. Alcains volta a sofrer goleada.

NC/Urbi et Orbi


O Covilhã faz novo compasso de espera no ataque aos lugares cimeiros da II B. Os "Leões da Serra" viajaram até Coimbra e, frente a um União local bastante combativo, não conseguiu mais que a divisão de pontos resultante de um nulo ao fim de 90 minutos.
O conjunto covilhanense entrou melhor no jogo. Logo aos 3 minutos, após uma grande jogada de Piguita, José Carlos isola-se frente a Joca, mas atira ao lado e desperdiça uma das melhores oportunidades para colocar a sua equipa em vantagem. O União de Coimbra não se deixa intimidar e, na resposta, Maná faz estremecer a barra à guarda de Celso. A turma de João Cavaleiro tenta, de todas as formas, chegar perto da área de Joca, mas a defensiva local, bem posicionada não dá espaços aos atacantes verde-e-brancos. Batalhadores, os unionistas, vão anulando todas as jogadas de ataque adversárias, apesar da constante pressão dos covilhanenses. E quando o sector defensivo se descuidava, o guardião Joca dava conta do recado. A cinco minutos do intervalo, o defensor das redes locais faz a defesa da tarde a um portentoso remate de Riça, num período em que os homens da Serra da Estrela dominavam completamente a partida.

Segunda parte enfadonha

E se a primeira metade do jogo, com poucas oportunidades flagrantes de golo, não foi atractiva em termos de espectáculo, a etapa complementar acabou por ser totalmente enfadonha. Sem lances de perigo perto da baliza, salvo alguns livres perto das duas áreas, a partida disputa-se a meio campo. Contra a superioridade técnica e individual do Covilhã, contrapõe o União de Coimbra uma entrega total ao jogo, com mais "músculo". Mas também os pupilos de António Conceição encontravam dificuldades em avançar no último terço de terreno. Ainda assim, foi novamente o Sporting da Covilhã que criou mais perigo. Aos 87 minutos, Hermes isola-se na área, mas adianta demasiado a bola e permite a antecipação de Joca. O guardião acabou por ser o homem do jogo ao negar, no último minuto, o golo a Trindade.
O resultado acaba por ser o reflexo do trabalho protagonizado por ambas as equipas, e o que mais se adequa ao que se passou em campo. Na próxima jornada (domingo, 16) os covilhanenses recebem no Santos Pinto a formação do Marinhense. Os homens da Marinha Grande vêm de uma vitória em casa com o Vilafranquense (1-0) e ocupam a terceira posição na tabela, com sete pontos.