Por Alexandre Silva
NC/ Urbi et Orbi


Carlos Pinto e Tomás Ferreira celebraram o protocolo que atribui ao Núcleo Sportinguista uma casa para os próximos 20 anos

Vítor Tomás Ferreira, presidente do Núcleo Sportinguista da Covilhã, não conseguiu esconder a emoção na assinatura do protocolo de cedência da nova sede. A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal no Sábado, 8, e foi testemunhada pelo dirigente máximo do Sporting de Portugal, Dias da Cunha.
À semelhança do diploma assinado com o Arsenal de S. Francisco, cuja sede se situa no mesmo edifício da dos "leões", a autarquia compromete-se a ceder as instalações, situadas na Rua Combatentes da Grande Guerra, por um período de 20 anos. "Um protocolo exemplar", salienta Dias da Cunha, para quem o Núcleo da Covilhã tem um significado especial. É que há três anos (6 de Junho de 1998), aquando da instalação do Núcleo, e ainda com José Roquette aos comandos da "nau" leonina, os dirigentes sportinguistas vaticinaram a conquista do campeonato para esse ano, facto que se veio a confirmar. No último sábado os votos renovaram-se e já todos esperam a repetição da profecia.

Inauguração envolta em polémica

Para Vítor Tomás Ferreira, presidente do Núcleo Sportinguista há quatro anos, a atribuição desta sede reveste-se de uma "enorme responsabilidade". A partir de agora, refere, "os sócios vão exigir mais de nós, mas estou confiante que vamos crescer cada vez mais". O novo espaço é substancialmente mais amplo que as antigas instalações e tem mais espaço para a realização e planificação de actividades.
Mas nem tudo foram rosas no último Sábado. Segundo Tomás Ferreira, "a inauguração da sede esteve em risco". Tudo devido a um artigo de António Ferrão, presidente da Assembleia Geral do Núcleo, publicado no boletim mensal do clube, "Gente com Garra". Ferrão criticava então os trabalhos efectuados na nova sede e a condução do processo pela autarquia. As críticas não cairam bem no seio da autarquia e na direcção do Núcleo. Ferrão acabaria por não comparecer na cerimónia do último Sábado, oficialmente, por "motivos de férias", explica Tomás Ferreira. O presidente não se quis pronunciar mais sobre a situação nem referir-se a António Ferrão por se encontrar "muito a quente". No entanto, adianta que "durante a próxima semana aos órgãos do clube vão reunir e a situação vai ter que ser resolvida".




  Promessa de Dias da Cunha
Sporting inaugura pistas do Complexo Desportivo

A equipa de Atletismo do Sporting vai inaugurar as pistas de atletismo do Complexo Desportivo da Covilhã. A promessa foi deixada por Dias da Cunha a Carlos Pinto, presidente da autarquia covilhanense, durante a assinatura do protocolo de cedência de sede ao Núcleo Sportinguista da Covilhã. O presidente do Sporting acedeu ao pedido do edil serrano e assegurou a presença dos atletas verde-e-brancos e do professor Moniz Pereira na abertura oficial do traçado agendada para 25 de Abril. Uma data em que Carlos Pinto, "independentemente de uma reeleição", espera ver os trabalhos concluídos.
As obras sofreram alguns atrasos devido a um erro de planeamento dos projectistas "que não incluíram na primeira empreitada a preparação da plataforma", revela Pinto. Por outro lado, o Tribunal de Contas levantou problemas pelo facto das obras de construção do estaleiro não integrarem o caderno de encargos. Problemas que parecem estar já resolvidos. O projecto da plataforma foi entregue ao Regimento de Engenharia de Espinho, o que significa um abatimento substancial no projecto. Dos 110 mil contos inicialmente previstos, a autarquia vai dispender, segundo Pinto, "apenas cinco ou seis mil".