"Marinheiros de Água Limpa"
Clubes da região recebem barcos à vela

NC/Urbi et Orbi

 

"Abutre" e "Águia de Bonelli" são os nomes com que foram baptizados os barcos escola entregues, no dia 6 de Setembro, pela Águas do Zêzere e Côa a dois clubes da Beira Interior no âmbito da iniciativa "Marinheiros de Água Limpa". Foi assim lançado o programa de motivação ambiental que visa associar a educação ambiental à prática de desportos náuticos não poluentes, em albufeiras do interior do País.
A entrega de dez barcos à vela a dois clubes da região, que já praticam canoagem, foi a primeira acção desenvolvida no âmbito desta iniciativa.
A empresa concessionária do Sistema Multimunicipal de Abastecimento do Alto Zêzere e Côa procedeu à entrega e baptismo dos barcos que são agora património do Clube Desportivo Estrelas de Pinhel e do Clube de Montanhismo da Guarda.A cada um destes clubes, que presentemente já praticam canoagem, foram entregues cinco barcos à vela - um barco escola e quatro de iniciados. Foram também assinados protocolos com os respectivos clubes, ao abrigo dos quais estes se comprometem a criar aulas de vela, no âmbito das suas actividades. A promoção da modalidade junto das populações mais jovens, nomeadamente através da celebração de acordos com as escolas da região é outra das responsabilidades dos clubes.