Art'Ubi apresenta programa
Um mês dedicado às Artes

 


Este ano, a Mostra de Artes da Universidade da Beira Interior, organizada pela secção de artes da Associação Académica da Universidade da Beira Interior vai compreender teatro, cinema, exposições e concertos que vêem "enriquecer o panorama cultural da cidade e do concelho". Através destas actividades pretende-se "mostrar o que existe por aí e o que acontece na nossa academia", dizem em comunicado à imprensa.
O certame começa logo no dia 1 de Outubro com "A Escola dos Maridos", de Moliére, encenada pelo Teatro das Beiras.
O teatro é de facto, a arte em destaque neste certame que conta ainda com a "Poesia Virtual", dia 6, o "Cant'autores", pela companhia D'Orpheu, a 9, a já conhecia "Birra do Morto", encenada pelo Teatr'Ubi, dias 11 e 12, seguida do "Amor de D. Perlimplin com Belisa no seu Jardim", de Garcia Lorca, pela companhia Tarumba, a 13. Todas as peças, excepto "A Escola dos Maridos" que será apresentada na sede do Teatro das Beiras, terão lugar na sala de ensaios da AAUBI. Nos dias 20, 23 e 24, o teatro continua com "O Pequeno Monstro", pela Associação de Teatro e outras Artes (ASTA), também na sala de ensaios da AAUBI.
A música também não vai faltar e começa a 18 de Outubro com um concerto de Filipa Pais no Teatro-Cine. A 25 é a vez do quarteto de cordas da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) que actuará também na sala de ensaios. A música termina a 27 com as Adufeiras de Monsanto que apresentarão a sua arte num auditório da UBI.
A sétima arte não foi descurada do programa deste ano e durante os dias 15, 16, 17 e 19, os mais cinéfilos poderão assistir a uma mostra de curtas metragens nacionais, abordando a ficção, a animação e o documentário. Uma mostra do que melhor se faz em Portugal, amador e profissionalmente em termos de curtas.
O certame termina a 30 de Outubro com um espectáculo de dança contemporânea pelo Balleteatro do Porto, no Teatro-Cine.
Estará ainda aberta uma exposição na Antiga Empresa Transformadora de Lãs (Bloco VIII), a partir de dia 2 e a 4 o espectáculo "Bodyrythmic" estará na discoteca & Companhia.
Um mês inteiro dedicado às artes.