Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi


Está oficialmente constituída, desde segunda-feira, 17, a Sociedade Parkurbis, responsável pela instalação, desenvolvimento, promoção e gestão do futuro Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã. A escritura pública da empresa é assinada pelos 10 fundadores da Sociedade Anónima, constituída com um capital social de dois milhões e 500 mil euros, dos quais 80 por cento estão realizados e distribuídos pelas seguintes entidades: Município da Covilhã (um milhão 690 mil euros), IAPMEI - Instituto de Apoio às PME's e ao Investimento (125 mil euros), PT Comunicações, S.A. (50 mil euros), Universidade da Beira Interior, Caixa Capital / Caixa Geral de Depósitos, Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, ANIL - Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios e FRULACT - Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. (todos com 25 mil euros), e ainda a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor e o NERCAB - Associação Empresarial da Região de Castelo Branco (ambas com cinco mil euros). Numa segunda fase prevê-se a subscrição por parte da Maconde - Confecções S.A. , Lispolis - Associação para o Pólo Tecnológico de Lisboa e a Fundação para a Ciência e Tecnologia.
As actividades a promover pela recém-criada empresa incluem-se nos domínios da investigação e desenvolvimento tecnológico, na formação, organização e preparação de recursos humanos, concepção de projectos, prestação de serviços de engenharia e gestão, bem como na difusão e utilização de tecnologias avançadas. Para a Câmara covilhanense, que em parceria com a UBI se posiciona como principal impulsionadora da estrutura, "este é um momento histórico para o concelho e pode ter a mesma repercussão que a primeira fábrica aqui instalada há 300 anos". Carlos Pinto considera mesmo que a constituição da Parkurbis "abre portas e caminhos para algo que pode ter uma relevância imensa na remodelação e requalificação da cidade". Depois da afirmação ao nível da indústria tradicional, o município quer apostar na inovação e consolidar-se como um ponto essencial de ligação cientifica e tecnológica entre o País e o resto da Europa. "Temos vantagem em relação ao Litoral, nesse aspecto, e mais teremos quando estiver concluída a Auto-Estrada da Beira Interior, quando virmos atendidas as reivindicações respeitantes à auto-estrada para Coimbra e quando entrar em funcionamento o Aeroporto da Covilhã", salienta Pinto. Esta última obra é mesmo considerada "um instrumento fundamental" e, revela o autarca, "terá projecto apresentado até 15 de Novembro, já com maqueta, planos para a zona envolvente e Plano de Pormenor executado".

Director executivo dentro de dois meses

O presidente da Câmara espera agora, "para que o processo se desenvolva e dê passos significativos até ao final de 2001", que o Governo reconheça a importância do Parque para o futuro da região. Para já, Carlos Pinto assinala, pela negativa, a ausência na cerimónia de assinatura da escritura do ministro da Ciência e tecnologia, Mariano Gago. Irónico, mas sem querer adiantar muitos comentários, o autarca, salienta que, "provavelmente o ministro deve ter a agenda muito cheia para participar numa cerimónia que marca o arranque do quarto ou quinto projecto deste género em Portugal".
Quem não faltou foram os representantes das entidades que constituem a Sociedade Anónima e que, no Salão Nobre da Câmara Municipal, ouviram Pinto explicar alguns dos pormenores do Parque de Ciência, a instalar na nova Zona Industrial do Tortosendo. A primeira fase compreende a ocupação de cerca de 20 hectares, onde fica o Núcleo Central, constituído pela sede da Parkurbis, que engloba salas para iniciativas a nível da incubação de empresas e estruturas de apoio. "Tudo aquilo de onde vai irradiar e projectar-se a empresa", clarifica Pinto. Em simultâneo, ergue-se um hotel, com diversas áreas de apoio e, mais tarde, surge outra zona de instalação de empresas ou mesmo de estruturas universitárias, a norte da linha de caminho de ferro, onde a edilidade está a negociar perto de 300 hectares de terreno. O calendário para a conclusão de todo o projecto ainda não está definido, assim como a nomeação do director executivo, que deverá demorar ainda dois meses. Quanto a ideias inovadoras, Carlos Pinto assegura que já existem e que uma delas até já levou à assinatura de um protocolo de intenções entre a autarquia e uma empresa estrangeira.
Quando o Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã estiver concluído terá em funcionamento um Centro de inovação Empresarial, espaços para instalação de empresas de base tecnológica / nova geração, bem como para empresas de serviços e apoio, Centro de incubação de Ideias e Negócios, laboratórios, um auditório com 150 lugares, área multiusos, parqueamento coberto e de superfície e áreas verdes. Tudo disponível para indústrias ligadas ao ambiente, telecomunicações, tecnologias de informação, ciência e tecnologia de novos materiais, aeronáutica e ramo automóvel (componentes), tecnologias da saúde e energéticas, informática / electrónica, bioquímica, biofísica e para as indústrias do papel, agro-alimentar e óptica.





  UBI preside ao Conselho Científico e Tecnológico

À assinatura da escritura pública de constituição da empresa Parkurbis, realizada na segunda-feira, 17, seguiu-se a primeira Assembleia geral par aprovação dos corpos sociais.
A Assembleia Geral é presidida pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e tem como vice presidente a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor e a FRULACT a secretariar. O Conselho de Administração, por sua vez, apresenta a Câmara Municipal da Covilhã na presidência e o IAPMEI, a Caixa Capital / Caixa Geral de Depósitos, a PT e a ANIL, como vogais. A UBI preside ao Conselho Cientifico e Tecnológico, onde será acompanhada por outros membros ainda a designar. Finalmente, no Conselho Fiscal a presidência está entregue ao NERCAB, que tem como vogais as sociedades Batista da Costa & Associados, Fontes Neves, Fonseca e Associados, Sociedade de Advogados e António José Alves da Silva como suplente.
A primeira reunião do Conselho de Administração está agendada para o dia 15 de Outubro, segunda-feira.