O Imago vai já na terceira edição e tem registado uma qualidade crescente que promete confirmar-se este ano
Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem
"Homem da Câmara de Filmar" na cerimónia de abertura

Hoje é o primeiro de cinco dias dedicados ao cinema e à música, num festival que promete mostrar do melhor que se faz na sétima arte. Hoje "O Homem da Câmara de Filmar" dá início ao encontro, com um momento inédito na região em que a orquestra sinfónica da EPABI e o coro da ACBI, dirigidos pelo Maestro Luís Cipriano, vão dar música à película muda de Dziga Vertov.


Por Ana Maria Fonseca


Keir Dullea é o convidado de honra deste evento que se afirma cada vez mais no panorama nacional. Este ano, a forte vertente internacional contribuí grandemente para o seu estabelecimento como acontecimento incontornável no panorama cinematográfico nacional.
O actor de "2001 Odisseia no Espaço", ícone do cinema escolhido pela organização para este ano é também protagonista num dos filmes seleccionados para a competição oficial, "A Divina Inspiração", de Claus Drexel.
Hoje "O Homem da Câmara de Filmar", de Dziga Vertov, ícone do cinema mudo, dá início ao festival, musicado pela Orquestra Sinfónica da EPABI e o coro misto da ACBI, num tema composto e dirigido pelo Maestro Luís Cipriano.
O festival segue com "One Piece", mostra de uma selecção de 14 curtas metragens dos realizadores japoneses Shinobu Yaguchi e Takuji Suzuki, dois dos mais cómicos escritores e realizadores nipónicos.
O segundo dia do Festival conta com o primeiro dia de competição de ultra-curtas, uma competição internacional com especial destaque para a França, com nove filmes em competição. Esta secção prolonga-se até sábado no mesmo horário (21h30) e os resultados serão anunciados na sessão de encerramento.
Ainda na Quarta feira pelas 23h00 será apresentada a primeira parte da retrospectivas Phil Mulloy, vencedor do Grande Prémio Cidade da Covilhã Imago 2000, com o filme "Intolerance". A segunda parte do programa deste realizador será apresentada no Sábado pela mesma hora (23h00).
Javier Fesser é outro dos homenageados do certame. O jovem realizador espanhol foi este ano o escolhido para uma secção que pretende dar visibilidade ao jovens talentos que, na visão da organização, são apostas seguras para o futuro.
Curtas e longas metragens deste realizador serão exibidas no programa prospectiva nos dias 27 e 28, às 23h00 e 0h30, respectivamente.

DJ's da LUX na & companhia

"Short and Sweet é uma selecção do que de melhor se tem feito em curtas metragens nos Estados Unidos e será apresentado no Sábado pelas 18h00 na Covilhã, e na Quinta, 27, pelas 21h30 em Castelo Branco.
Também as curtas nacionais têm lugar neste festival. À parte da competição será exibida na Sexta feira, 28, pelas 23h00, uma reunião do que de melhor se tem feito em curtas por autores lusos.
A não esquecer as noites de Quinta, Sexta, e Sábado na discoteca & Companhia decorrerá a secção competitiva Veejayng. Na Quinta feira os DJ's são Rui Vargas, José Pedro Moura e Pedro Ricciardi, da discoteca lisboeta LUX.
Par 28, sexta, esperam-se Yen Sung, Tiago Miranda e Nuno Rosa, também da discoteca LUX. Os VeeJays em competição são Dub Video Connection, Visual Basiq, Bruno Gomes, João Pedro e Paulo Prazeres, josé Budha e Nuno Olin.
No Sábado a Festa MCM promete uma noite diferente com apresença do DJ Antoine Clamaran da MCM e Oscar de Rivera de KU. Durante a festa será também entregue o prémio para melhor VeeJay em competição.
Para o último dia, Domingo, antes da sessão de encerramento serão exibidos "Pequenos filmes de Grandes Realizadores". Nomes como Frank Capra, Stenberg, Hitchcok e Roman Polanski e suas curtas metragens darão início ao fim do certame.
Segue-se a sessão de encerramento que conta com a estreia nacional do documentário "The Art of Amalia", de Bruno de Almeida, uma reunião de imagens do vasto espólio deixado pela diva do Fado. A obra premiada e aclamada pelo público e pela crítica internacional constitui um momento único no festival. Segue-se o anúncio dos vencedores das competições e a entrega de prémios.



  Workshops para todos os gostos


O festival organiza este ano quatro workshops, durante os dias 27, 28 e 29, na Covilhã e em Castelo Branco. O primeiro é o Workshop de DV, orientado por Bruno de Almeida e que tem como base a filmagem de curtas metragens, de 3 a cinco minutos, com uma câmara digital, trabalho que será completado pela edição dos filmes no computador pessoal. As curtas ficam também disponíveis no site da Arco Filmes. Este projecto está a ser desenvolvido em Nova Iorque por Bruno de Almeida e o mesmo conceito será utilizado durante o Festival.
Haverá também um workshop de Direcção de Actores que incide sobre o trabalho de representação do actor para cinema, e cujos intervenientes participarão das filmagens do workshop DV. O orientador é Jonh Frey, actor e encenador americano que já participou em trabalhos de Bruno de Almeida.
Decorrerá também um workshop de Animação e técnicas de desenho clássico orientado por Phill Mulloy, realizador e animador britânico e Pedro Serrazina, realizador e animador português residente em Londres.
Estes três workshops decorrerão na cidade da Covilhã.
Em Castelo Branco terá lugar o Workshop de Banda Sonora para Filmes e Séries de Ficção, orientado por Nuno Gonçalves, músico e compositor dos "The Gift".