Por Rui Delgado
NC/ Urbi et Orbi


Depois da derrota em Cernache do Bonjardim, a equipa do Teixoso foi a Tomar roubar três pontos ao União local. As equipas começam o jogo a estudar-se mutuamente e centram o jogo no meio-campo. O Teixosense que nesta partida não contou com o jogador-treinador Real, tal como Óscar, a cumprir castigo, apresentou uma equipa algo diferente da semana anterior.
À frente do guarda-redes Hélder Cruz manteve-se a mesma defesa, constituída por Gonçalo, Caronho (que ostentou a braçadeira de capitão), Acácio e Hélder Morais. Na linha intermédia, Tinhas, Pedro Dias, que passou de defesa central para trinco, Ricardo e a estreia do novo reforço, David Leite. E na frente, a dupla do costume: Xinai e Mirandela.
O U. Tomar orientado por Totoi, tentou tapar as flancos do Teixosense e fortalecer o seu meio-campo. A primeira jogada perigo aparece na sequência de um livre a castigar falta sobre Xinai, mas com Pedro Dias a rematar por cima da barra. A seguir a este lance o estreante David Leite tem uma boa jogada, e serve Xinai, mas o guarda-redes visitante, Paulo Esteves, leu o lance e anulou a jogada. O nulo ao intervalo justificava a inoperância atacante das duas equipas.

Duas expulsões e uma lesão

A segunda parte trouxe mais objectividade no ataque ao Teixosense, e o perigo começou a rondar mais a baliza dos nabantinos. Perante grande concentração de jogadores na área do adversário, Ricardo, livre de adversários remate de primeira mas sem consequências. Tinhas deambula da direita para esquerda, remata forte, mas Paulo Esteves corresponde com a defesa da tarde, mandando a bola para canto.
Aos 70 minutos, o golo Teixosense. David Leite vê a desmarcação de Costa que tinha entrado a substituir Ricardo, mete-lhe a bola para a direita por entre a defesa visitante e este, com um remate rasteiro, bate o guardião contrário. A equipa forasteira "picada" pelo golo, passa a jogar com maior virilidade, prova disso, foi a lesão de Tinhas, devido a várias entradas faltosas dos defesas nabantinos. O golo Teixosense, obrigou a modificar o esquema táctico do Tomar, de maneira a reforçar o ataque, mas seria Mirandela a falhar o 2-0. Hélder Morais imita o colega de equipa.
Entretanto o U. Tomar ficava reduzido a 10 unidades por expulsão de Paulito depois de ter agredido David Nogueira. Quando se esperava um ligeiro abrandamento da equipa forasteira aconteceu o contrário. Lançaram-se mais no ataque e obrigam a equipa local e redobradas atenções e a jogar em contra-ataque. Mas sempre que o fazia levava perigo, devido à mobilidade e rapidez de Dário e David Leite. Aos 81 minutos, o U. União de Tomar passou a jogar com 9 unidades, por expulsão por acumulação de amarelos de David. No entanto quase a acabar o jogo um lance que quase "gelava" os espectadores do Campo Fernando Maia Campos, quando o guarda-redes Héldel Cruz vê uma bola a bater no poste da sua baliza sem que tivesse hipóteses de esboçar qualquer defesa.
O apito final do árbitro conimbricense Rui Tavares acabou com o sufoco teixosense. A vitória assenta bem à equiopa da casa pelo jogo que realizou e pelo maior número oportunidades criadas. Quanto ao estreante teixosense David Leite, provou que é mesmo reforço. Tem bom domínio de bola, finta, rapidez e, acima de tudo, boa visão de jogo. O Teixosense que soma agora seis pontos em três jogos, desloca-se no próximo domingo a Almeirim, para jogar com o clube local.

Sertanense e Sernache perdem

Menos bem estiveram as restantes equipas do distrito a militar na Prova: Sertanense e Vitória de Sernache. Os primeiros receberam o Portalegrense e não conseguiram evitar a derrota por duas bolas a uma. Os pupilos de Kikas preparam-se, agora, para a difícil deslocação ao concelho de Leiria para defrontar o Caranguegeira, na 13ª posição.
Em Portalegre, o Estrela, líder da tabela, suou mas conseguiu levar de vencida a formação do Vitória de Sernache. A turma de Carlos Coelho saíu derrotada da cidade alentejana (1-0), mas deu luta até ao fim. Com este resultado, o Estrela solidifica a primeira posição, enquanto o conjunto da Zona do Pinhal cai a pique da quarta para a 11ª posição. No próximo domingo, 23, os sernachences recebem a visita do Torres Novas. Clube despromovido da II B na última época e um dos principais candidatos à subida e ao título.