Pavilhão Multiusos da FACIF inaugurado no Fundão
Concurso para a segunda fase pode ser lançado este ano

Por João Alves
NC/Urbi et Orbi

 

O primeiro-ministro António Guterres, inaugurou na quarta-feira, 19, o Pavilhão Multiusos do mercado FACIF, uma obra incluída na primeira fase de remodelação e revitalização daquele espaço (custo total de 3 milhões de contos). Recorde-se que esta era uma obra há muito esperada, como o próprio Guterres fez questão de referir. "Começámos a discutir isso há já 20 anos. O mercado era muito feio, mas sempre foi o coração do concelho, o ponto de encontro das pessoas e o início da actividade económica. É um motivo de grande orgulho inaugurar esta obra. Começámos com chave de ouro o Pacto de Desenvolvimento para a Beira Interior Sul" explica Guterres, já que esta obra foi comparticipada pelo Governo através deste programa.
O Pavilhão Multiusos custou cerca de um milhão de contos e é constituído por três pisos. Uma cave destinada a estacionamentos, sanitários e armazém, um piso térreo com uma área de 400 metros quadrados onde será implantado o mercado semanal, no qual se poderão desenvolver actividades culturais e desportivas, e o piso um, com área idêntica ao anterior, que servirá de zona de apoio com bares, restaurante e exposições. A área coberta do Pavilhão, através de uma estrutura de madeira laminada forrada por placas de contraplacado marítimo e chapa de zinco agrafado, é de 5320 metros quadrados, tem a forma de um arco e assenta em sapatas triangulares de betão.
Para o presidente da autarquia fundanense, José Maria Fortunato, a infra-estrutura tem grande importância para o desenvolvimento do concelho, já que modificará uma área de 6 hectares em pleno coração da cidade. "Esta obra marca o início de uma nova fase no Fundão". O autarca diz que a Câmara irá proceder, no dia 1 de Outubro, à abertura de propostas das empresas candidatas à construção do Complexo Municipal de piscinas com água aquecida, e conta ainda este ano abrir concurso da segunda fase da revitalização do mercado. Esta fase contempla a construção da biblioteca municipal, que será integrada na Rede Nacional, e um anfiteatro com capacidade para 400 pessoas. José Maria Fortunato promete ainda avançar com a Construção do Centro de Recursos e com a terceira fase de obras na FACIF, que diz respeito à requalificação ambiental do espaço, com intervenções ao nível dos espaços verdes e espelhos de água.