Associação dos beneficiários da Cova da Beira preocupada
Guterres garante que Regadio vai ser realidade

Por João Alves
NC/Urbi et Orbi



Confrontado pelas preocupações dos agricultores quanto à conclusão do Regadio, Guterres garante que o mesmo estará pronto em 2006. Na quarta-feira, 19, foi assinada a empreitada de construção do segundo troço do canal de rega.

O primeiro-ministro António Guterres garante que o Regadio da Cova da Beira estará concluído na sua totalidade em 2006. Esta a afirmação proferida na quarta-feira, 19, no Fundão, aquando da inauguração da sede da Associação de Beneficiários da Cova da Beira (ABCB), uma obra na qual foram investidos 236 mil contos. A cerimónia estava inserida em mais uma jornada "Mostrar trabalho", promovida pelo ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Capoulas Santos, que também esteve na cidade fundanense.
Porém, António Guterres foi logo confrontado com a preocupação expressa pelo presidente da ABCB, António Cardoso, que apesar da felicidade em ter uma nova casa, afirma que a mesma "só faz sentido se o regadio for construído na totalidade. Para nós isso não é um dado adquirido. Sete mil hectares estão adjudicados, mas ainda falta 50 por cento do que é preciso para as nossas necessidades". Guterres respondeu e garantiu que tudo se vai concretizar, até porque "a água ainda não chega à minha terra". Recorde-se que esta cerimónia serviu para adjudicar a empreitada de construção do segundo troço do canal de rega do Aproveitamento Hidro-Agrícola da Cova da Beira, onde vão ser investidos 2,5 milhões de contos. Este troço tem 16 quilómetros e faz parte da fase II do projecto, que contempla os blocos de Belmonte e Covilhã. O presidente do Instituto de Hidráulica de Engenharia Rural e Ambiente (IHERA), José Luís Teixeira, garante que, relativamente à primeira fase, no final do ano a ligação entre as barragens da Meimoa e Sabugal estará adjudicada, em 2003 arranca a terceira fase, que contempla o Bloco do Fundão, em 2004 o segundo bloco estará concluído, esperando-se que em 2006 toda a rede esteja pronta.
O primeiro-ministro salienta a importância que o Regadio poderá ter, em termos estruturantes, para o desenvolvimento da Beira Interior. "Entre 2001 e 2006, serão beneficiados 10 mil hectares por ano. Espero que o regadio esteja pronto, pois sei das dificuldades dos agricultores. Sentirei que uma das missões que me levou à política estará realizada". Já Capoulas Santos realça que os agricultores "estão a aplicar bem os fundos comunitários. A Beira Interior lidera o Ranking das candidaturas, pois há 87 mil candidaturas em execução".