José Geraldes

Parkurbis e o futuro da Covilhã


Há iniciativas que denotam uma visão do futuro na linha do desenvolvimento sustentado. A criação de um centro de tecnologia na Covilhã antecipa o que pode ser uma cidade média projectada para o Séc.XXI, no Interior do País.
Políticas à parte, o Parkurbis (Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã) vai figurar como pólo de excelência de incubação de ideias e investigação de projectos. E de fixação de massa crítica indispensável para que a Região tome novo alento e entre definitivamente na rota da modernidade.
Os parceiros envolvidos no Parkurbis como a UBI, a Câmara Municipal, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, Associação Empresarial da Covilhã, PT, ANIL, NERCAB, FRULACT e Caixa Geral de Depósitos constituem à partida o sucesso da iniciativa.
O projecto foi bem estudado. A visita à cidade de Oulu, na Finlândia, forneceu uma experiência já solidamente consolidada .E a Covilhã bem pode ser daqui a alguns anos uma réplica da Silicon Valley, na Califórnia, nos Estados Unidos, conservadas as devidas distâncias, na investigação das novas tecnologias. É de lembrar também o que, a nível nacional, representa o TagusPark, sediado em Oeiras.
A comparação com a criação da Real Fábrica de Panos pelo Marquês de Pombal como primeira unidade de lanifícios na Covilhã e no País é perfeitamente adequada. O futuro confirmará o optimismo inicial mesmo que haja, como é natural, acidentes de percurso.
O Parkurbis surge como uma mais valia a acrescentar ao CIEBI (Centro de Inovação de Empresas da Beira Interior), com créditos firmados na criação de novas empresas e ao Cyber Centro, o primeiro do País a ser posto em funcionamento.
A UBI que tem desenvolvido um trabalho pioneiro e à qual está reservada uma área estratégica, pode e deve funcionar como locomotiva na investigação.
Com a entrada em funcionamento da Faculdade das Ciências da Saúde, a par dos primeiros passos do Parkurbis, a Covilhã, sem triunfalismos, mas mercê de um bom trabalho de casa, afirma-se cada vez mais uma cidade que ultrapassa as limitações da interioridade e se projecta para os grandes desafios do novo milénio.
Um dos problemas com que a Covilhã se debatia tinha a ver com as acessibilidades, condição que limitava a ânsia e o lançamento de projectos ousados. Felizmente a questão estará resolvida com a conclusão da Auto-Estrada da Beira Interior nos próximos dois anos. O facto foi justamente referenciado pelo presidente da autarquia covilhanense Carlos Pinto no acto de assinatura da escritura da sociedade Parkurbis . Resta uma boa ligação para Coimbra e a preparação do aérodromo municipal para que possam aterrar aviões de porte médio, uma batalha em que se tem empenhado com vigor Luís Veiga, do NERCAB.
O comboio não pode ser esquecido. Trata-se de um meio de transporte que urge melhorar como tem defendido com uma persistência de herói, a Associação 6 de Setembro. "Haja o que houver", como cantam os Madredeus, a desistência não deve ser palavra a equacionar.
O Parkurbis pode e deve ser mais do que um cartão de visita da Covilhã. Com a UBI posiciona-se como uma alavanca para na criação e no conhecimento e na investigação
aprofundar e dinamizar o tecido empresarial da Cova da Beira, do Interior, do País. E, à semelhança dos têxteis a nível internacional.