Tiago Neves Sequeira*

Uma vitória da Qualidade
Parabéns U.B.I.



Os resultados da 1ª fase das candidaturas ao ensino superior público em Portugal, divulgados ontem, colocam a Universidade da Beira Interior numa posição de destaque, ao conseguir preencher cerca de 71% das vagas abertas, o melhor resultado de entre as mais pequenas universidades portuguesas (Aveiro - 69%; Évora - 62%; Madeira - 60%; Algarve - 59%; Trás-os-Montes - 58% e Açores - 45%). A Universidade da Beira Interior aparece assim logo a seguir às escolas de Lisboa, Porto e Braga, o que é notório dada a sua situação geográfica! Simultaneamente, o número de colocações na 1ª fase representa um acréscimo de cerca de 20% face ao ano lectivo anterior.

O último aluno a ser colocado na licenciatura em Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da U.B.I. teve uma média de 18,46 valores, a par do seu homólogo de Coimbra e mais alta que os últimos alunos colocados em Lisboa (quer na Universidade de Lisboa, quer na Nova de Lisboa). A Faculdade de Engenharia da U.B.I. preencheu tantas vagas (em %) na primeira fase este ano como nas duas fases no ano passado. As Faculdades de Ciências Sociais e Humanas e Artes e Letras (este ano com mais cursos) preencheram mais de 90% das vagas. É o que se pode chamar uma vitória em toda a linha para esta Universidade.

Estes resultados mostram um grande aumento das preferências dos candidatos ao ensino superior pelas licenciaturas desta universidade, o que parece ser o resultado não só da abertura de novas licenciaturas com grande procura por parte dos candidatos para além de muita procura no mercado de trabalho (Medicina, Psicologia, Engª. Informática, por exemplo), mas também de uma melhor divulgação e reconhecimento da instituição como uma das melhores do país.

Na minha opinião, dois factores contribuíram essencialmente para este reconhecimento: a conquista da Licenciatura em Medicina, com um ensino totalmente inovador em Portugal, seguindo os modelos das melhores Escolas europeias e americanas, e a classificação da U.B.I. como a melhor na Qualidade de Vida para Ensinar e Investigar pelo Diário de Notícias em Março.

Este ano, o país e a Europa reconheceram que a U.B.I., uma escola situada longe dos grandes centros urbanos, é um centro de excelência no ensino e na investigação. A U.B.I. mostrou, enfrentando todas as dificuldades, que é e será uma escola na vanguarda da tecnologia e da inovação pedagógica e científica em Portugal.

Os resultados agora conseguidos não só merecem um vivo aplauso de todos, como constituem um verdadeiro incentivo para os seus dirigentes e uma exigência acrescida para que todos os seus alunos, docentes e funcionários se empenhem cada vez mais e melhor na prossecução das "distâncias, do mar ou outras, mas que sejam nossas" (Fernando Pessoa).



*Licenciado em Economia pela Universidade da Beira Interior. Bolseiro de Doutoramento na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.