Jan Thuering ilustou a viagem de um grupo de ratos parte em busca do paraíso, e conquistou o prémio do público
31 curtas internacionais
Quatro prémios, um para Portugal




Por Ana Maria Fonseca


Depois de uma competição que exibiu películas curtas de grande qualidade, num total de 31 filmes exibidos foram quatro os vencedores, um dos quais recebeu o prémio do público.
Foi "Endstation: Paradies", a viagem de um grupo de ratinhos à procura do paraíso, do alemão Jan Thuering que esteve presente no festival.
O prémio do júri para melhor filme foi para "Heart of the World", de Guy Maddin (Canadá) porque, segundo o júri, "mostra uma compreensão da linguagem cinematográfica, domínio da técnica de montagem e uma ideia original".
O prémio para melhor filme de animação foi para "Pizza Passionata", de Kari Juusonen (Finlândia), por ser, segundo o júri, uma "história comovente contada com amor e carinho".
O português João Carrilho ganhou o prémio de melhor jovem director pelo filme "A margem", pois mostra, segundo o júri, o "potencial do realizador estabelecendo a sua estética e capacidade de criar uma atmosfera dentro do próprio filme".
Esta foi a primeira película de João Carrilho. O jovem realizador afirma que "este prémio e este festival são um estímulo para fazer outro filme". Já está pensado e, quem sabe, talvez seja apresentado no Imago 2002. Mas terá uma dinâmica "completamente diferente de "A margem"", garante.
O prémio do juri foi em ex-equo para Copy Shop, de Virgil Widrich (Aústria) e Hop, Skip, and Jump, de Srdjan Vuletic (Bósnia).
O júri foi da opinião que o primeiro é "inteligente e criativo, mostrando uma utilização adequada da tecnologia para expandir o conceito do filme" e o segundo porque "é poderoso na sua ilustração do dilema do povo bósnio após o fim do conflito em Sarajevo.
O júri da competição internacional foi constituído por Phil Molloy, realizador inglês e alvo de uma retrospectiva sobre a sua obra durante o festival, Pedro Serrazina, realizador português, Benjamin Craig, americano da Apollo Cinema, João Canijo, realizador português e Maria do Carmo Piçarra, do Estúdio 54 e da Premiere.