Luís Garra e Jorge Fael anunciam propostas
Comunistas apostam nos idosos

Por Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi

 

Sob o lema "Covilhã P'ra Todos", o Partido Comunista Português (PCP) apresentou na terça-feira, 25, as suas propostas no domínio da política social. Os idosos são os alvos, neste primeiro momento, das preocupações dos comunistas. Se "o PS está preocupado com a aritmética eleitoral", como afirma Luís Garra, já os comunistas empenham-se em "desenvolver uma política que valorize e dignifique" a terceira idade.
Depois da ronda de contactos com as populações, o candidato à Câmara, Luís Garra e o cabeça de lista à Assembleia Municipal, Jorge Fael, vêm a público apresentar as suas medidas. "Estamos numa fase de lançamento de propostas que visam lançar o debate", esclarece Luís Garra. Assim, as propostas incidem, nomeadamente, sobre a qualidade de vida que os comunistas querem dar aos idosos. Para já, querem a criação do Conselho Municipal do Reformado e do Idoso e a elaboração da Carta dos Direitos e Deveres do Idoso. As medidas continuam com a aposta no associativismo, com a construção de sedes para as Associações dos Reformados, Pensionistas e Idosos na Covilhã, Unhais da Serra e Tortosendo. Erigir a Oficina Municipal do Idoso, uma estrutura operacional vocacionada para o apoio sócio-sanitário, habitacional e económico, onde o idoso aprendesse a concertar canalizações e ao mesmo tempo criar um número verde de forma a que os idosos pudessem recorrer. As medidasincluem ainda a proposta da criação da Loja da Solidariedade Social no concelho, uma espécie de Loja do Cidadão, bem como o desenvolvimento e apoio ao Programa de Teleassistência e de Serviço de Assistência ao Domicílio, medida esta já integrada num quadro do Governo, mas que Luís Garra diz não perceber porque é que nunca foi aplicada.
Uma vez apresentadas todas as propostas, Garra levanta um pouco o véu da sua candidatura e equipa, a qual "está minimamente arquitectada". Vítor Reis Silva é, no entanto, o único nome citado. O anúncio formal da corrida à autarquia e a apresentação da equipa de trabalho vai ser feita no dia 5 de Outubro, no Largo da Infantaria, Jardim Público, pelas 21 horas. Se o tempo não o permitir, a iniciativa passa para o ginásio da Escola Frei Heitor Pinto.