A renovada sede dos Penedos Altos abre portas para novas actividades
Académico dos Penedos Altos inaugura sede
Nova casa, novos voos

Com casa renovada, o Académico dos Penedos Altos vai lançar-se em novas actividades. Informática, Karaté e Ginástica para Idosos já têm professores.


Por Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Carlos Silva, presidente do Académico dos Penedos Altos (APA), não conseguiu esconder a emoção na hora do seu discurso. A remodelação da sede, iniciada durante o seu mandato chegou ao fim e o resultado, segundo o próprio, "superou as expectativas". "Ficou melhor do que inicialmente estávamos a prever", completa.
O orçamento não sofreu nenhuma derrapagem. Não foram gastos mais do que os 81 mil contos inicialmente previstos. No entanto, revela Carlos Silva, "ainda nos falta pagar cerca de 40 mil contos". Uma verba que o dirigente prevê ser colmatada com o dinheiro que a colectividade ainda tem a receber da Direcção Geral do Ordenamento do Território (DGOT), cerca de 33 mil contos, e com mais um protocolo com a Câmara Municipal. Um diploma que pode envolver cerca de 15 mil contos e ampliar para 35 mil a fatia da contribuição autárquica na remodelação da antiga sede. A cerimónia de inauguração decorreu no último domingo, 23, e contou com a presença de várias entidades políticas e institucionais da região, entre as quais o presidente da Câmara, Carlos Pinto, os vereadores João Esgalhado e Joaquim Matias, o presidente da Junta da Conceição, Carlos Martins e o deputado José Carlos Lavrador. A cerimónia, no entanto, vai ser repetida amanhã, sábado, 29, com a presença de José Sócrates, que, ao que tudo indica, por incompatibilidade de agenda, não pôde deslocar-se à Covilhã no último domingo.
As novas instalações do clube dos Penedos Altos dispõe agora de três pisos completamente aproveitados. Posto médico, sala de leitura, espaço multimédia e salão multiusos são, juntamente com a Caixa Multibanco instalada no exterior da sede, as maiores novidades da renovada estrutura. No que respeita às actividades do clube e à sua expansão Carlos Silva mostra-se cauteloso: "As condições humanas existem, mas é preciso haver dinâmica e muita força de vontade". É que, sublinha, "não podem ser sempre os mesmos a tratar de tudo. Vamos abrir três actividades novas (Karaté, Informática e Ginástica para Idosos) que vão precisar de acompanhamento e para isso é preciso o empenho de outras pessoas". O líder do Académico afirma-se, no entanto, optimista até porque, diz, "os jovens começam a aderir melhor ao associativismo".