III Divisão- Teixosense goleado em Almeirim
Jornada negra para equipas do distrito




Por Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


A deslocação do Teixosense a Almeirim foi negativa. Cinco golos sem resposta não deixam margem para dúvidas. A equipa do Teixosense, a jogar num claro 4x5x1 segura o jogo durante grande parte do tempo e corta as linhas de passe, no centro e nas laterais. E, com um pouco mais de audácia, poderia até ter marcado: Tinhas passa por três adversários, mas o remate é defendido por Pedro Miguel. Depois, é David Leite que, liberto e de frente para a baliza, perde tempo e é interceptado.
A equipa de Almeirim começa, então, a tomar conta do jogo. Na primeira oportunidade, Carlos Cruz remata com perigo a rasar o poste. A supremacia da equipa da casa acentua-se e Hélder Cruz é posto à prova por várias vezes. O Teixosense tenta atenuar a pressão do Almeirim e sobe no terreno mas, ao perder a bola, não faz a devida compensação e os ribatejanos aproveitam. Tinhas e David Leite conseguem criar alguns desequilíbrios nas alas, mas os cruzamentos apenas encontram o desamparado Mirandela, que era "pêra doce" para os centrais do Almeirim. O nulo ao intervalo, premiava a entrega abnegada da equipa do Teixoso.

O descalabro a partir do 18º minuto

Na segunda parte, a resistência verde-negra dura até aos 18 minutos. Hélder Morais trava Hugo em falta na grande área. Vitor Abraços, árbitro de Lisboa, não tem dúvidas e assinala o castigo máximo. Na conversão, Carlos Cruz transforma em golo. Quase no minuto seguinte, Joelson corresponde a um cruzamento de Beto para marcar de cabeça. O segundo golo do Almeirim, obtido em tão curto espaço de tempo, marca definitivamente a força anímica do Teixosense. A equipa ressente-se e atira-se para a frente de uma forma atabalhoada. Na ânsia de chegar à área do Almeirim, descura os lugares e ignora as marcações. Atitude que havia de custar mais um golo sofrido: Beto, sozinho ao segundo poste, converte em golo.
David Nogueira, Toninho e Dário entram para os lugares de Hélder Morais, Ricardo e Mirandela. O Teixosense avança, mas sem grande discernimento. Entretanto o guarda-redes do Teixosense comete falta para grande penalidade. Carlos Cruz chamado à conversão, volta a não perdoar. Estava feito o quarto golo para o Almeirim. David Leite e Tinhas ainda executam alguns cruzamentos, mas sem obterem correspondência. O quinto golo da equipa do Ribatejo acontece numa fase de domínio da turma de Tó Real. Toninho faz um passe recuado para Tinhas, que sofre falta, a equipa pára à espera do apito de Vitor Abraços, que manda seguir. Marco aproveita para fixar o resultado final no Estádio D. Manuel de Mello.
No próximo domingo, a equipa do Teixosense, recebe no Campo Fernando Maia Campos, a equipa do Portalegrense, actualmente no sétimo lugar, uma posição acima da equipa serrana.
Em Cernache do Bonjardim o Vitória local também não conseguiu muito melhor. Frente ao Torres Novas, a turma de Carlos Coelho somou a segunda derrota consecutiva, a primeira em casa. Os beirões perderam por uma bola a zero e ficaram a apenas um ponto de serem "puxados" para baixo da linha de água.
Já o Sertanense foi a única equipa que conseguiu pontuar na última jornada. Os pupilos de Kikas foram à Caranguejeira empatar a uma bola e subiram à 11ª posição. No próximo domingo, 30, os sertanenses recebem a formação do Riachense, à procura de uma posição mais confortável, enquanto o Sernache se desloca a Peniche.