Por Ana Maria Fonseca


O uso dos pin's identificativos da hierarquia académica é obrigatório a partir deste ano

A partir de agora, quem cometer, assistir ou for vítima de uma praxe considerada abusiva, pode ser presente ao Tribunal de praxe e responder perante um Fórum Veteranum, órgão que será responsável pelo cumprimento do código da praxe.
Este fórum é constituído por todos os veteranos da UBI, e presidido pelo Imperatorum.
Abaixo do Imperatorum estarão os Senatorum praxis, alunos nomeados pelo Imperatorum, um por cada área científica para poderem assim estar mais próximos de possíveis problemas no seio de cada Unidade Científico Pedagógica.
A hierarquia também foi alterada. Para evitar a confusão entre os graus de "Doutor" e "Engenheiro", aplicado aos estudantes possuidores de três matrículas, a partir de agora, todos os alunos da UBI com três matrículas passarão a ser chamados de "Mestres".
A partir das quatro matrículas para as licenciaturas com duração de cinco anos lectivos, os alunos da UBI tornam-se Grão Mestres e posteriormente Veteranum.
Quem tem mais de cinco matrículas torna-se Consulum, e caso seja eleito pelo Imperatorum, passam a Senatorum, um representante da sua área científica.
O Imperatorum torna-se a autoridade máxima, havendo ainda o Praxis Imperatorum, um cargo honorífico dado a todos os antigos Imperatoruns, desde que não tenham sido expulsos ou pedido demissão.
Com esta alteração criou-se, segundo Paulo Castro, actual Imperatorum desta Academia e aluno da Licenciatura de Engenharia Aeronáutica, "Um documento e um órgão a que as pessoas podem recorrer".
As tradicionais convocatórias que os alunos de três ou mais matrículas podiam fazer aos caloiros são agora proibidas.
Os estudantes da UBI que tenham o grau de Mestre, podem apenas praxar dentro da Universidade e até três caloiros simultaneamente.
Os Grão Mestres estarão habilitados a praxar dentro da UBI, em locais públicos e debaixo de telha, desde que não seja dentro de casa.

Hierarquia académica obrigatória no traje

Relativamente ao traje académico, quem o usar tem supremacia em termos de praxe mas só perante um aluno com o mesmo número de matrículas. Segundo Paulo Castro, o Imperatorum, esta supremacia é uma forma de "fomentar o uso do traje".
A partir de agora é obrigatório o uso de pin's no casaco do traje, que mostram o grau que o aluno tem.
O primeiro pin é o de Mestre e, consoante o aluno vai tendo mais matrículas, vai usando os outros pin's dos graus seguintes, ou seja, primeiro Mestre, depois Grão Mestre, em seguida Vetreranum e sempre por esta ordem crescente consoante o número de matrículas.
Para o actual Imperatorum, esta pode ser uma forma eficaz de evitar, por exemplo, que "os lacaios trajados praxem caloiros".
No código do traje académico ficou consagrado que a estrela (usada na capa) e o emblema da UBI continuam a ser obrigatórios, bem como o uso completo do traje, ou seja, incluindo o chapéu (para os homens) e a capa. Só nos bailes de gala pode ser dispensado o uso destes dois elementos do traje académico.