70 milhões de contos revitalizam comércio
Belmonte e Covilhã candidatos ao URBCOM

NC/Urbi et Orbi

 

O Governo disponibilizou mais 70 milhões de contos com vista a requalificar as áreas comerciais urbanas. Trata-se do relançamento do URBCOM, uma iniciativa que transita do anterior Quadro Comunitário de Apoio (QCA II) e que por se terem esgotado as verbas tinha deixado na "gaveta" alguns projectos. Como do QCA II transitaram cerca de três mil 650 projectos, que vão receber cerca de 34 milhões de contos de apoios, apenas sobram 39 milhões para novos projectos. O montante máximo a atribuir por projecto é de pouco mais de 20 mil contos (100 mil euros) e os objectivos e condições de acesso ao URBCOM mantêm-se os estabelecidos no anterior QCA.
Segundo disse em declarações ao Correio da Manhã, uma fonte governamental ligada ao processo, o relançamento do programa de Urbanismo Comercial visa, não só satisfazer os projectos que tinham sido contemplados com apoios a fundo perdido da ordem dos 34 milhões de contos, como dar resposta a outras áreas ainda carenciadas neste aspecto e que agora podem beneficiar destes incentivos.
Ainda durante o QCA II, este projecto de revitalizar as empresas comerciais englobou cerca de 150 concelhos do País, entre os quais a cidade da Covilhã, adiantou Miguel Bernardo, vice-presidente da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP). Neste momento, a AECBP aguarda regulamentação para fazer apresentação de candidaturas. Belmonte e uma segunda fase do URBCOM na Covilhã são as áreas escolhidas.