É já na próxima Sexta feira que se inicia mais uma edição do Cine'Eco, o festival dedicado ao cinema e vídeo ambiental que tem lugar em Seia
7º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela
Cine'Eco começa dia 12


São dez dias dedicados ao cinema com uma forte componente ecológica. A sétima edição do Cine'Eco conta com várias competições ligadas ao ambiente e com uma retrospectiva de longas metragens de Ang Lee, realizador de "O Tigre e o Dragão".


Por Ana Maria Fonseca


Organizado pela Câmara de Seia, em parceria com o Instituto de Promoção Ambiental e Parque Natural da Serra da Estrela, o Cine'Eco tem como objectivo a promoção dos valores naturais, ecológicos e culturais e ainda a promoção ambiental e turística da Serra da Estrela. Este ano, a temática do Festival será essencialmente o ambiente, compreendendo todo o meio envolvente.
O audiovisual da Lusofonia, será alvo de uma especial atenção, incluindo produções de países de expressão portuguesa.
"Ang Lee", o realizador de "O Tigre e o Dragão", será objecto de uma retrospectiva de longas metragens num dos programas paralelos propostos.
O 7º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela, decorrerá na cidade de Seia de 12 a 21 de Outubro.
Dos prémios deste ano, destacam-se o "Grande Prémio do Ambiente", no valor de 750 mil escudos, o "Prémio Especial da Lusofonia", e o "Prémio Ciência Viva" ambos no valor de 500 mil escudos.
Serão ainda atribuídos os Prémios "Educação Ambiental", "Água", "Valorização de Resíduos", "Vida Natural", "Polis", Antropologia Ambiental" e ainda o Prémio "Vídeo Não Profissional" no valor de 250 contos cada, além da atribuição de Menções Honrosas, das "Campânulas" de Ouro, Prata e Bronze e dos respectivos diplomas.
Segundo declarações de Lauro António, director técnico do Festival, "Este ano o Cine'Eco irá contar certamente com uma excelente secção competitiva, seleccionada entre o que de melhor se faz em todo o mundo, bem assim como convidados especiais, que irão dar um brilho muito especial à presente edição, de um festival já com raízes implantadas e que no ano passado contou com a presença, entre muitos outros, de Lucélia Santos, uma das mais conhecidas actrizes contemporâneas e uma personalidade profundamente preocupada com as questões ambientalistas".
Entre as secções paralelas previstas para a edição de 2001, salienta-se o cinema para jovens em todas as manhãs e nas diferentes salas onde decorre o festival, em estreita ligação com as escolas do concelho.
O destaque vai também para os ciclos "Outras terras, outras gentes", "Paisagens de Corpos e Erosão de Sentimentos".
"Cinema Português" e ainda "Porto, uma cidade no cinema" são ainda propostas da organização.