III Divisão- Teixosense- Portalegrense, 0-2
Alentejanos mais felizes

Por Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi

 

O Grupo Desportivo Teixosense, perdeu em casa uma oportunidade para amealhar mais uns pontos na sua classificação. A derrota no Maia Campos certamente não estaria nos horizontes dos responsáveis do clube serrano. O Portalegrense mostrou ser uma equipa mais madura e experiente e levou muito perigo à baliza de Hélder Cruz. Aos nove minutos, os forasteiros chegam à vantagem. Real comete falta à entrada da sua grande área e, na cobrança do livre directo, Nuno Avelão marca exemplarmente a falta e bate o guardião do Teixosense.
No seguimento do golo, David isola-se, mas perde tempo de renmate e é interceptado. De seguida, Mirandela, numa nesga de terreno, executa um remate forte mas a bola sai ao lado. Mas o Portalegrense responde e Hélder Cruz é obrigado defesa complicada. Com a desvantagem no marcador, Toninho dá o seu lugar a Dário e Tinhas a Costa. O futebol dos verde-negros ganha, então, mais objectividade e torna-se mais perigoso.

Marcar contra a corrente de jogo

Na segunda parte, o perigo passa a rondar mais a baliza de Teixeira, mas os alentejanos, bem organizados defensivamente e com uma linha intermédia e avançados em apoio da defesa, aumentam as dificuldades para o Teixosense. O golo da igualdade podia, no entanto, ter acontecido na sequência de um cabeceamento de Real, mas um defesa forasteiro substitui o guarda-redes na baliza e "limpa" em cima da linha. Nos momentos seguintes o Teixosense acerca-se mais da grande área do Portalegrense, mas sem inspiração na finalização. No entanto, o conjunto alentejano não se intimida e ataca, quase sempre, com grande perigo para a equipa da casa. Dário foge bem pela esquerda, centra rasteiro, mas David Nogueira, à boca da baliza, não acerta na bola e perde uma das maiores oportunidades de marcar. E como quem não marca arrisca-se a sofrer, a formação beirã vê os forasteiros dilatarem a vantagem. O Portalegrense responde em contra-ataque, a bola chega a Pedro Ramos na direita, que aplicar um potente remate, sem hipóteses para Hélder Cruz. A injustiça acentuava-se e a resistência Teixosense sofria um inapelável abalo. Para prejudicar ainda mais a recuperação da equipa, Pedro Dias, vê o vermelho directo, mostrado pelo árbitro Renato Gonçalves, da Guarda, na sequência de uma falta cometida sobre um jogador que ficava isolado. Reduzido a 10 jogadores, o Teixosense ainda arranjou forças e ânimo para chegar à baliza de Teixeira, mas mais com o coração do que com a cabeça. Enquanto isso, o Portalegrense começava a defender mais recuado e a recorrer mais vezes à falta. Num dos livres, David Leite leva a bola à barra, com Teixeira já batido. O Teixosense instala-se então praticamente todo no meio-campo do Portalegrense. E num "slalon" espectacular que deixa vários adversários para trás, Real é rasteirado dentro da área, mas o árbitro indica um livre do lado de fora. O Portalegrense foi mais feliz, mas o Teixosense, pelo jogo que praticou não merecia a derrota. Na próxima jornada, a 14 de Outubro, os pupilos de Tó Real viajam até Caranguejeira, para defrontar o clube local.

Sertanense sobe na classificação

Com poucos motivos para recordar a quinta jornada do calendário está também o Vitória de Sernache. Os beirões deslocaram-se a Peniche e não conseguiram ultrapassar o conjunto local. Perderam por duas bolas a uma e estão tangencialmente acima da linha de água com os mesmos pontos de Riachense. Facto que podem agradecer ao Sertanense que recebeu a equipa ribatejana e e venceu, também, por 2-1.
Na próxima jornada, a 14 de Outubro, os sertanenses deslocam-se à Lourinhã, enquanto os homens de Cernache do Bonjardim recebem o Alqueidão da Serra. No entanto, todos os olhares vão estar pousados em Portalegre onde o líder Estrela defronta o Portalegrense em derby da cidade.