UBI e IPG têm papel fundamental
Agência multi-empresarial promove energias alternativas

Por Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi

 

"Sensibilizar e fazer a transição das energias tradicionais para as renováveis" é, segundo José Manuel Biscaia, um dos principais objectivos da ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, que vai ter sede na Guarda. Um organismo que reúne oito instituições e empresas, entre as quais a UBI, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB): as três entidades que constituem a Comissão Instaladora sob a presidência da AMCB. A assinatura da constituição da nova agência foi lavrada no Cartório Notarial da Covilhã na quinta-feira, 27, e, para além das instituições já referidas, é composta pela Associação Nacional de Lanifícios, ASSEC - Sistemas Ambientais, GENERG - Gestão e Projectos de Energia, AGEEN - Agência Para a Energia e pela EDP-Electricidade do Centro.
Segundo José Manuel Biscaia, presidente da Comissão Instaladora em representação da AMCB, "a agência pretende, em primeiro lugar, diagnosticar, convencer as empresas que mais consomem a optar por novas fontes de energia e, depois, propiciar um campo de modo a que as alternativas encontradas possam ser aproveitadas em termos económicos". deste modo, a Agência prevê energia mais barata ao utilizar recursos subaproveitados.
A ENERAREA já se candidatou ao programa comunitário ENERGY, no sentido de criar um projecto com duas finalidades: "Descobrir as fontes de energia renováveis existentes na região e dar-lhes um aproveitamento racional", explica Biscaia, que aponta o vento, a água e o Sol como as mais prováveis. Para tal, o presidente da Comissão Instaladora salienta o papel da UBI e do IPG na execução de projectos e estudos sobre a matéria. Em paralelo, revela o responsável, "vão ser feitas acções de formação e sensibilização junto dos consumidores, para além de um despiste dos consumos per capita ao nível da região e de cada uma das unidades empresariais consumidoras de energia".
Numa primeira fase, a função da Comissão Instaladora eleita, continua Biscaia, "vai tentar angariar sócios que possam estar interessados no projecto e preparar os projectos que pretende colocar no terreno". O objectivo é chegar a Dezembro e fazer a primeira Assembleia Geral de Sócios para eleger os Corpos Sociais. Uma reunião na qual Biscaia espera ter já o dobro dos associados.