Em dia de inauguração de piscinas, Sócrates reforça a importância da auto-estrada da Beira Interior
Sócrates inaugura complexo desportivo
Eradenses desiludidos com autarquia


O povo da Erada sente-se discriminado pela Câmara Municipal da Covilhã. O vice-presidente da Câmara, Alçada Rosa recusa as acusações. Asfaltamento das ruas avança ainda este ano.


Por Marisa Miranda e Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


O ministro do Ambiente e Ordenamento, José Sócrates, inaugurou no fim-de-semana, o Complexo Desportivo e de Lazer da Lameira, na freguesia da Erada. A primeira fase deste projecto que ronda um investimento de 60 mil contos, conta com duas piscinas, campo de ténis, balneários e jardins. "Criámos a estrutura que muitos consideraram megalómana e impossível de conseguir", salienta o presidente da Junta de Freguesia, Mendes Paulo. A legalização dos terrenos, onde se situa o Complexo, foi um processo complicado uma vez que "parte desse espaço está inserido numa reserva agrícola e outra parte dos terrenos na reserva ecológica". A desanexação dos terrenos da primeira foi rapidamente conseguida, mas o mesmo não aconteceu no segundo caso. No entanto, o presidente da Junta garante que o problema já está resolvido e que estas dificuldades não se vão colocar na segunda fase do projecto que prevê a construção de um parque de campismo, mais campos de ténis, parque de merendas e recuperação de um lagar de azeite, um investimento que ronda os de 40 mil contos.
Em dia de festa para os eradenses, Mendes Paulo aproveitou para renovar o pedido de asfaltamento dos acesso ao Complexo à Câmara Municipal da Covilhã. Quanto à participação da autarquia neste projecto, Mendes Paulo confessa-se "desiludido". "O presidente da Câmara jurou solenamente que ia encarar todas as freguesias, de igual maneira, independentemente da cor política, e isto não é verdade. O povo da Erada está a ser discriminado políticamente", desabafa.
Alçada Rosa, vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, recusa as acusações feitas por Mendes Paulo ao executivo municipal. Segundo Alçada Rosa, as críticas dirigidas à autarquia, são fruto "do calendário político e não correspondem a uma realidade" uma vez que "a Erada recebeu neste mandato o dobro do dinheiro por habitante que tinha recebido no mandato anterior, cerca de 70 mil contos de apoios directos da Câmara à Junta". Rosa revela ainda "que este ano as ruas da Erada e o acesso ao Complexo vão sofrer uma intervenção".

Auto-estrada da Beira Interior é a prioridade do Governo

Na sua visita à Erada, José Sócrates lembrou que a grande prioridade do Governo, para a região, é a auto-estrada da Beira Interior. "Desde que me conheço que o sonho da Covilhã era ficar ligada por auto-estrada a Lisboa", sublinha. Segundo o responsável pela pasta do Ambiente e do Ordenamento, "em três anos vão investir-se 130 milhões de contos no distrito de Castelo Branco para se construir milhares de quilómetros de estrada". Sócrates não ignora o pedido do presidente da Junta de Freguesia relativo à construção do IC 6, troço que liga a cidade da Covilhã a Coimbra. "A localização da faculdade de Medicina obriga também a que a ligação a Coimbra se transforme numa prioridade a seguir à auto-estrada da Beira Interior", ressalva.
A comissão de moradores da zona da Ponte Pedrinha aproveitou a presença do ministro para entregar um dossier sobre o problema da central de betuminoso que se situa nas instalações da Vigoprel (ver edição do NC de 28 de Setembro). António José Teixeira e José Fazendeiro, representantes dos moradores, dizem que "não vão baixar os braços". Os moradores "têm esperança num retrocesso da questão", uma vez que Sócrates disse "não conhecer o processo e prometeu analisar o problema".