Por Carla Loureiro
NC/ Urbi et Orbi


Faixas de protesto foram afixadas nas cantinas e bares

Os mais recentes cortes orçamentais efectuados pelo Governo levam a que as universidades atravessem momentos de contenção de despesas. A Universidade da Beira Interior (UBI) não foge a este cenário. Para o presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior José Miguel Oliveira, importa alertar os pais para a situação actual do Ensino Superior. Apesar da má reacção de alguns, por altura das matrículas em que tiveram que pagar logo a primeira prestação das propinas, "há pais que ficam mais preocupados", afirma José Miguel.
Para agravar este clima de dificuldades, a partir de segunda-feira, dia 1, os alunos tiveram mais uma "surpresa". Depararam com o aumento de preços nos bares e cantinas da UBI, uma medida, deliberada no Conselho de Acção Social (CAS) de 24 de Setembro. Assim, nas cantinas a refeição social passa de 300 para 320 escudos e a refeição alternativa tem um aumento de 10 escudos, passando a custar 410 escudos. Já nos snacks, o aumento é maior. No Ernesto Cruz, a subida de preços é de 20 escudos, enquanto que em Santo António é de 40. Nos bares, o café e derivados, bebidas e cerveja, sandes e pregos têm um acréscimo de 10 escudos.
Para o administrador dos Serviços de Acção Social da UBI (SASUBI), Manuel da Silva Raposo, este aumento dos preços deve-se aos oito mil e 200 contos que este ano a UBI não recebeu. "Não temos gosto nenhum em aumentar os preços, mas houve menos dinheiro para a alimentação social. E o preço da refeição já não aumentava há dois anos". O administrador afirma, no entanto, que em relação às bolsas de estudo não houve diminuição de verbas. Caso o Orçamento de Estado seja aprovado, haverá um "ligeiro aumento de cerca de 581 mil contos, dos quais 374 mil e 200 são para pagar as bolsas de estudo". "Tentámos aguentar o mais possível", sublinha o responsável pelos SASUBI.
No entanto, os alunos não vêm com bons olhos esta subida de preços. A insatisfação é visível, bem como as palavras de ordem que se vêm estampadas pelos bares e cantinas da UBI. Para Filipe Ribeiro, aluno de Engenharia Mecânica, esta situação "é o reflexo da política do ' saca dinheiro aos estudantes' ". "Estes dez escudos podem ser o degrau para uma subida maior e ninguém nos garante que até ao final do ano os preços não voltem a subir", acrescenta.