Por Ana Maria Fonseca


Foram muitras as crianças que ficaram a conhecer alguns dos animais que vivem na região da Serra da Estrela

O núcleo da Quercus Cova da Beira não quis deixar passar o Dia Mundial do Animal que se realizou no passado dia 4 de Outubro em branco e assinalou a data com duas actividades em que os animais foram protagonistas.
Uma missa que celebrou também o aniversário da morte de São Francisco de Assis, santo que dedicou a sua vida à protecção dos seres vivos.
Esta celebração tinha como objectivo lembrar a vida animal como algo a preservar e respeitar e contou com a presença de vários animais abençoados durante a eucaristia.
Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Animal, a Quercus núcleo Cova da Beira realizou, em colaboração com a Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI) uma exposição de animais que abordava também a vida animal no habitat natural de cada um.
Esta exposição dirigia-se principalmente às crianças mas pretendia, segundo a organização, "sensibilizar a população em geral para a variedade dos animais da região".
A exposição patente apenas por um dia no mercado do Teixoso foi visitada por centenas de crianças de várias escolas primárias e infantários, que tinham também à disposição uma visita guiada através da mostra de animais, bem como alguns jogos. Às crianças é importante ensinar e desmistificar as histórias dos "animais maus" e este tipo de contacto directo contribui bastante para uma "aprendizagem de respeito e conhecimento das espécies regionais", sublinha a organização.
Além das crianças, foram também muitos os teixosenses que visitaram a exposição, uma vez que não é todos os dias que se pode ver uma raposa, uma garça, coelhos e patos selvagens.
Um dia diferente para as crianças da região que ficaram a conhecer e aprenderam a respeitar os animais, embora algumas não gostassem de os ver fechados. "É por isso que a iniciativa não se pode prolongar por muitos dias ou repetir regularmente", explica a organização.



Os direitos dos animais

 
1º Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos de existência.
2º. Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
3º.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos, nem a actos cruéis.
4º. Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural.
5º. O abandono é um acto cruel e degradante.
6º. Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem.
7º. Todo o acto que implica a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é, um crime contra a vida.
8º.o animal morto deve ser tratado com respeito.