Por Marta Martinho


Dezenas de alunos e docentes da UBI e de outras universidades portuguesas e espanholas debateram durante dois dias a temática da Educação Inclusiva

O Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Beira Interior promoveu nos passados dias 12 e 13 de Outubro o segundo Simposium Luso - Espanhol "Escola para Todos", subordinado ao tema "Valores e Práticas na Educação Inclusiva". Esta iniciativa decorreu no pólo VI da UBI, tendo como objectivos promover uma reflexão ao nível dos fundamentos axiológicos para a Escola Inclusiva, sensibilizar a comunidade educativa para a problemática deste tipo de escola, e ajudar a desenvolver competências no âmbito das especialidades inerentes à Escola Inclusiva.
Durante os dois dias do simpósio todos os temas debatidos deram especial atenção a alunos com determinadas deficiências, desvantagens ou necessidades educativas especiais sendo necessário olhar cada aluno como um ser único, com necessidades próprias e com uma maneira diferente de ver e perceber as coisas, necessitando por isso de um tratamento especial e próprio.
As crianças têm gostos, aptidões, e capacidades que têm de ser desenvolvidas e olhadas como um caso único. Para as crianças com necessidades especiais não se deve seguir um currículo pré-estabelecido, deve deixar-se que o aluno desenvolva as suas capacidades e o tipo de inteligência para o qual tem aptidão.
Em tais casos o professor deve mostrar ao aluno aquilo de que ele é capaz, revelando-lhe que ele tem capacidades e ajudando-o a ultrapassar os seus limites. Os professores não deveram seguir caminhos já existentes, mas sim usar a ciatividade e a imaginação para poderem captar e manter a atenção dos alunos. A escola é para todos e não se deve excluir ninguém, é preciso forças para o avanço desta nova escola em que não se nega o direito de aprender e não se coloca ninguém de parte. Cada pessoa e única e tem os seus limites e a escola inclusiva aparece para que todos possam ter direito a aprender.

"A Escola Inclusiva é uma miragem"

Manuel Joaquim Loureiro, Coordenador da Comissão Organizadora, revelou-se bastante satisfeito com a forma como o evento decorreu, afirmando que os objectivos desta iniciativa foram cumpridos. Porém, considera que "ainda existe muito trabalho a fazer para que a Escola Inclusiva se implante em Portugal". "A Escola Inclusiva é uma miragem que tem de ser vista como referência de um projecto futuro em que é necessário muito trabalho e formação, tem de se adquirir e reinvidicar condições para os alunos com necessidades especiais e uma fundamentação ao nível dos valores".
No simpósio estiveram presentes docentes portugueses e espanhóis tais como: Vitor Cruz da Faculdade da Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa; António Vieira Ferreira - Escola de Paranhos e Universidade Portucalense; Carla Elsa Marques - Centro de Desenvolvimento da Criança do HPC; Manuel Ferreira Patrício - Universidade de Évora; Albino Vieira Ferreira - Escola Pedro Álvares Cabral de Belmonte; Cristina Petrucci Albuquerque - Universidade de Coimbra; Antonio Sánchez Cabaco - Universidade Pontifícia de Salamanca; Emilio Sanchez - Universidade de Estremadura e José Orrantia - Universidade de Salamanca.





 


No dia 3 e 4 de Novembro realizam-se as comemorações nacionais do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
A data será comemorada em Castelo Branco no âmbito de uma iniciativa que terá início em Viana do Castelo.
Será realizada uma marcha de solideriedade com início na cidade de Viana do Castelo que se estenderá
até Castelo Branco, tendo a colaboração de 300 associações na área docente. A marcha solidária prolonga-se por 15 dias.
Jorge Sampaio, presidente da Replública, presidirá à marcha de solidariedade, e vai estar presente nos vários eventos, onde se debaterá a problemática das pessoas com deficiência.
O ano 2003 será o ano mundial do deficiente.