No âmbito do Art´Ubi
A última "Birra do Morto"

Por Anselmo Crespo

 

Pela última vez, o Teatro - UBI encenou "A Birra do Morto", depois de um ano "cansativo", mas "compensador". Novos projectos estão a caminho.
O morto embirrou pela décima e última vez.
O Teatro - UBI levou ao palco, na última quinta-feira, dia 11 de Outubro, a peça "A Birra do Morto", no âmbito do Art´UBI deste ano. A pequena sala da Associação Académica encheu por completo para assistir à peça de teatro que já se passeou por terras espanholas, em Ourense, na Galiza, onde o Teatro-UBI participou pela quarta vez no Festival de Teatro Universitário. Uma verdadeira história de sucesso que começou a ser escrita a 24 de Abril, quando pela primeira vez o Teatro - UBI estreou a peça, no mesmo local onde, na passada semana, a encenou pela última vez.
O sentimento no final era de satisfação. Pedro Fonseca, presidente do Teatro - UBI, lembra que "o ano que passou foi muito trabalhoso, com muitas actividades", considerando mesmo que "esta peça podia ter tido um sucesso ainda maior, se tivéssemos conseguido estreá-la mais cedo".
Estes e outros impedimentos, como o espaço limitado, "que dividimos com outros núcleos", como lembra Pedro Fonseca, não impediram que "A Birra do Morto", por onde passou fosse um êxito de espectadores. "Na Boidobra, por exemplo, tínhamos a assistir público de idades muito variadas" recorda o presidente do Teatro - UBI, concluindo que se trata "de uma comédia e, por isso, muito mais acessível ao público em geral".
Enterrado o morto, o Teatro - UBI prepara já mais um ano de actividades. A grande novidades deste ano é "o projecto de formação para novos elementos", adianta Pedro Fonseca. Quem entrar para o Teatro - UBI vai ter que "ficar um ano a fazer formação com dois formadores contatados por nós: Nuno Coelho, do Teatro das Beiras, e António Abernú", explica. Já surgiram alguns interessados, mas Pedro Fonseca espera que "a partir do próximo mês surjam mais". Nova estreia, "só para Fevereiro. Neste momento já há uma ideia daquilo que vamos fazer", diz.

Até os mortos embirram

A peça "A Birra do morto" é uma comédia com muito de real. Escrita por Vicente Sanches, professor em Castelo Branco, ela retrata um pouco daquilo que é a nossa sociedade hoje em dia. Naqueles personagens está representado o cinismo de uns, o interesse de outros, a falsidade da maioria, enfim, uma critica de costumes interpretada por jovens universitários. O morto, esse, tinha que morrer. Mesmo contra a sua vontade, era do interesse de todos, incluindo do próprio padre, que ele fosse a enterrar... pela última vez.