Por Catarina Rodrigues


Baseada nas obras de vários cantores portugueses da revolução, a Associação Cultural d'Orfeu homenageou, através das suas músicas, os revolucionários

Inserido no programa ART'UBI 2001, teve lugar na passada terça-feira, no
Auditório da Universidade da Beira Interior (UBI), o espectáculo "Os CantAutores", que baseado nas obras de Sérgio Godinho, José Afonso e Fausto, lhes prestou homenagem.
"Os CantAutores" é um espectáculo musical da Associação Cultural d'Orfeu. No seguimento de três espectáculos temáticos dedicados à obra de Sérgio
Godinho, José Afonso e Fausto, que se realizaram nos meses de Março, Abril e Maio, respectivamente, surgiu a homenagem conjunta a estes três grandes nomes da música dita "revolucionária".
Este ciclo que a d'Órfeu levou à cena por todo o país chegou também à Covilhã, num formato final que homenageou alguns dos maiores expoentes da música de intervenção em Portugal.
O elenco do espectáculo "Os CantAutores" é constituído por nove músicos que de forma sentida e animada prenderam o público presente, o qual apesar de reduzido mostrou-se envolvido no espectáculo de forma muito positiva.
A direcção musical ficou a cargo de Luís Fernandes que prestou também a sua voz, muito semelhante à de José Afonso, juntamente com Miguel Calhaz.
O espectáculo conseguiu transmitir toda a força que letras como "O Fugitivo" de Sérgio Godinho tiveram noutros tempos, e que embora pareçam distantes ainda se encontram bem perto de nós. Foi ainda possível ouvir temas como "De quem foi a traição" de José Afonso e "Porque me olhas assim" de Fausto, entre muitos outros.
O mérito destes cantautores resulta da mistura entre a música e a poesia que com palavras de ordem deixa transparecer desejos de mudança.
A Mostra de Artes da UBI trouxe à cidade da Covilhã um momento musical que permitiu manter vivo, na alma universitária, todo o espírito revolucionário emblemático de uma época importante na história do País.
Agora as lutas são outras, completamente diferentes, mas esta actuação foi uma forma de relembrar o passado e de não deixar que sons como estes, que tanta importância tiveram, caiam no esquecimento.