O Covilhã despede-se da Taça à segunda eliminatória ao sofrer dois golos em menos de cinco minutos

Ficha do Jogo

Campo Manuel Marques
(Torres Vedras)
(7-10-2001)


Árbitro: Paulo Pequeno (Leiria)
Auxiliares: Valter Oliveira e Tiago Gaspar

Torreense - 2
Hugo Alves; Sérgio Santos (Onkem, 80 m), Esteves, Gonçalo e Bispo; Alexandre (Canoa, 60 m), Bruno, Graça e Pateiro; Igor (Seul, 80 m) e Dionísio.
Treinador: Toinha

Covilhã - 1
Luciano; Piguita, Alexandre, Marco Abreu e Capelas; Trindade, Milton (José Carlos, 60 m), Chalana e Rui Morais; Riça (Hermes, 85 m) e Túbia (Filipe Avelar, 60 m).
Treinador: João Cavaleiro

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: José Carlos (77 m), Dionísio (89 m) e Seul (90 m)

Disciplina: cartão amarelo a Filipe Avelar (66 m), Graça (70 m) e Pateiro (75 m).

Taça de Portugal
Torreense afasta Covilhã no tempo de compensação

"Leões" deixam fugir o pássaro da mão

Depois de estar a vencer, o Covilhã deixou-se ultrapassar no marcador pelo Torreense. Benfica CB e Sertanense também "saltaram fora". Sernache adia solução. Alcains e Estação seguem em frente.


NC/Urbi et Orbi


O Sporting da Covilhã disse, no último domingo, 7, adeus à Taça de Portugal. O onze serrano teve o pássaro na mão e deixou-o fugir nos últimos minutos, quando tudo já apontava para mais meia hora de futebol em Torres Vedras.
A primeira parte do desafio foi bastante equilibrada: um jogo muito disputado a meio campo, onde se lutou muito, mas que não ficou a dever nada ao espectáculo. Ainda assim, foram os covilhanenses quem mais perigo criou. Trindade e Riça, contudo, não conseguiram dar a melhor direcção aos remates. E, se o primeiro necessitou da intervenção de Hugo Alves, o segundo dispensou a acção do guardião torreense e saíu poucos centímetros ao lado da baliza.
Por parte da equipa da casa, apenas Dionísio, aos 14 minutos, fez tremer a defensiva serrana. O avançado passou por três defesas covilhanenses, mas não conseguiu desfeitear Luciano, de regresso à titularidade, tal como Milton. O jogo chegaria ao intervalo com um nulo no marcador que, até então, se justificava.

Quarto jogo fora sem ganhar
Na segunda parte entrou melhor a equipa da casa. Os torreenses pareciam determinados em arrumar o jogo no início da etapa complementar e dominaram por completo o onze serrano durante os primeiros 15 minutos. Cavaleiro lança, então, em campo Filipe Avelar e José Carlos. Os flancos covilhanenses ganham nova dinâmica e a equipa beirã volta a equilibrar as operações. Antes porém, o Torreense poderia ter-se adiantado no marcador. Numa triangulação perfeita entre Pateiro, Alexandre e Dionísio, o remate final sai potente e obriga Luciano à defesa da tarde.
Aos 77 minutos o Covilhã chega ao golo na primeira oportunidade criada no segundo tempo. Numa típica jogada de contra-ataque, Riça faz um passe a rasgar para José Carlos que remata de pé esquerdo sem hipóteses de defesa para Hugo Alves. Já ao caír do pano, Dionísio vê Luciano, o melhor elemento covilhanense, negar-lhe o empate depois de uma falha de Marco Abreu. Mas o Torreense não se dá por vencido e carrega sobre o sector mais recuado dos visitantes. E, em cima dos 90 minutos, o esforço da turma da casa dava frutos pelos pés de Dionísio, o mais inconformado torreense. O avançado sai de uma posição duvidosa, fica isolado frente a Luciano e não perdoa. De nada valeram os protestos dos covilhanenses que reclamaram fora-de-jogo do torreense. Mas o pior para a turma serrana ainda estava para vir. Quando já toda a gente esperava o prolongamento, Seul, que saíra do banco cerca de 10 minutos antes, dá o golpe final nas aspirações do Sporting da Covilhã. Na marcação de um canto, no último minuto de descontos, o avançado subiu mais alto quer os centrais covilhanenses e cabeceou para o fundo das malhas forasteiras, e atirou com a turma de Cavaleiro para fora da Taça de Portugal.
Com este resultado, o Covilhã averbou a primeira derrota da temporada e somou o quarto jogo sem vencer fora do Santos Pinto em competições oficiais nesta temporada. Uma marca que os "leões" vão tentar inverter no próximo domingo, 14, em S. João de Ver, em partida a contar para a sétima jornada da II Divisão B.