A equipa portuguesa ganhou por três bolas a zero à Holanda


Ficha do Jogo

Estádio José Santos Pinto
(10 -10- 2001)

Árbitros: António Costa (Setúbal)
Árbitros Assistentes: Venâncio Tomé e Luís Farinha

Portugal

Cristopher; Steven, Semedo, André Carvalho e Pedro Araújo; Hugo Monteiro (cap), Fernando, Costinha e Nelson Santos; Cristiano Ronaldo e Fábio Ferraz.
Jogaram ainda Rui Sacramento, Filipe Duarte, Gonçalo, André Neves, Wilson Sanches e Ricardo Félix.

Treinador: Silveira Ramos

Holanda

Dreenzen; Jardim, Boogaart, Otten e Artz; Sardar, Maduro, Blonk e Lammers; Kruijs; Jonh. Jogaram ainda Kok, Michi, Bakkal e Van Rooyen.

Treinador: Ruud Kaiser

Sub-17 particular entre Portugal e Holanda
Laranja espremida

A equipa de futebol sub-17 portuguesa bateu a sua congénere holandesa com três golos sem resposta, num jogo de carácter particular, disputado no âmbito das comemorações do 25º aniversário da A.D.E .

Por Ricardo Cordeiro e Anselmo Crespo


Foi num ambiente de festa que o Estádio José Santos Pinto recebeu o particular de sub-17 Portugal - Holanda, jogo que a equipa das quinas venceu por um categórico 3-0.
As entradas gratuitas levaram a que as bancadas se enchessem de jovens adeptos formando uma bonita moldura humana, que vibrou com os golos das jovens esperanças. O 25º aniversário da Associação Desportiva da Estação foi o pretexto para poder trazer à Covilhã a selecção das quinas mesmo que, neste caso, tenha sido a de sub-17.
Portugal entrou algo receoso no jogo e foi à Holanda que pertenceu o primeiro lance de perigo, aos 6 minutos, numa bola ao poste a remate de Kruijs. Logo no minuto seguinte, Portugal respondia com o primeiro golo da partida. Numa jogada de contra-ataque conduzida por Cristiano Ronaldo, que tirou dois adversários do caminho, rematando para a defesa incompleta do guarda-redes holandês, surgindo Fábio Ferraz a empurrar para o fundo da baliza.
O golo teve o condão de libertar a equipa portuguesa para uma boa exibição, passando a partir daí a dominar o encontro. Ao minuto 13 nova sensação de golo, após um livre directo superiormente marcado por Pedro Araújo, que fez a bola bater nas malhas laterais. A cinco minutos do final da primeira parte, Portugal voltou a fazer vibrar as bancadas numa excelente jogada colectiva em que Fábio Ferraz rematou forte junto ao poste direito.
Portugal manteve o domínio da partida até ao final do primeiro tempo, não havendo da parte da equipa holandesa qualquer ataque perigoso para a baliza lusa. Pelo contrário, foi a Portugal que pertenceu o último remate de perigo da primeira parte, com um forte remate de Nelson Santos para a defesa de Dreezen.
A história do jogo não se alterou muito com o regresso das equipas da cabina, apesar das muitas alterações efectuadas pelos dois seleccionadores.
Portugal entrou ao ataque e marcou aos 9 minutos da segunda parte, num livre directo executado de forma perfeita pelo jogador que mais se destacou em todo o encontro, Cristiano Ronaldo, atleta do Sporting, que já treinou com a equipa principal dos leões.
A Holanda pouco ou nada fez para negar o domínio da equipa nacional, consentindo mesmo o terceiro golo da equipa das quinas, novamente apontado por Fábio Ferraz, atleta do Benfica, que depois de um alívio incompleto da equipa holandesa, fez uma recarga vitoriosa.
No final da partida, Silveira Ramos, treinador nacional dos sub-17, destacou a qualidade dos jogadores portugueses, alertando no entanto para a juventude dos atletas e lembrando que "o nosso objectivo é ir construindo as coisas de uma forma continuada". O treinador nacional realçou ainda a forma como a comitiva nacional foi recebida na Covilhã, afirmando que "foi com grande satisfação que cá viemos".
De referir ainda o árbitro da partida, o internacional António Costa, de Setúbal, que efectuou um trabalho sem manchas.