O traçado da prova é do agrado dos observadores da FIA
Rampa da Serra 2001
Ferreira da Silva triunfa no "serpenteado" da Estrela


Pelo segundo ano consecutivo, Ferreira da Silva triunfa na Rampa serrana. Apesar do mau tempo do primeiro dia, e da enchente de espectadores do segundo, a prova decorreu sem incidentes. A decisão sobre a internacionalização chega em Novembro.

NC/Urbi et Orbi


O traçado sinuoso da Rampa da Serra da Estrela tornou-se num talismã para Manuel Ferreira da Silva. Depois da terceira posição conseguida na edição de 2000, que lhe valeu o título nacional de Montanha, o piloto conseguiu conduzir o seu Ford Escort Cosworth até à primeira posição no último sábado, 6. A uma média de 93 quilómetros/hora, Ferreira da Silva concluiu as duas subidas em pouco mais de 6 minutos e 24 segundos.
Na segunda posição, a 15 segundos, classificou-se António Barros com o seu Porsche 911 RSR, o carro vencedor do último ano, então pilotado por Carlos Rodrigues. Pedro Silva, em BMW M3, e com um somatório de 6 minutos e 59 segundos, alcançou a terceira posição. Nas duas seguintes posições classificaram-se dois pilotos espanhóis, acima da marca dos sete minutos: Menendez Parrao, em Citroen ZX, e Manrique Medina, em Citroen AX, respectivamente.
Dos cinco pilotos beirões em prova, apenas quatro terminaram as duas subidas. Os irmãos Correa, Jorge, em Golf GTI, e Carlos, em Ford Escort RS, terminaram, respectivamente na 16ª e 17ª posições. Por sua vez, Alberto e Carlos Rodrigues, o primeiro em Ford Sierra e o segundo em Peugeot 205 GTI classificaram-se no 22º e 23º lugar. Paulo Dias, que conseguiu 3 minutos e 59 segundos na primeira subida acabou por não efectuar a segunda.

Internacionalização: veredicto em Novembro

Presentes na edição 2001 da Serra da Estrela estiveram vários observadores, entre os quais Luis Folch, em representação da Federação internacional do Automóvel (FIA). O organismo que vai avaliar a possibilidade de a prova integrar o Campeonato da Europa. Uma perspectiva que os responsáveis serranos encaram com optimismo em função da desistência da, até agora, única representante de Portugal: a Rampa da Falperra. Contudo, os candidatos a substituir a Rampa minhota são inúmeros, o que dificulta ainda mais a escolha.
Os observadores, porém, mostraram-se agradados com o que viram, quer ao nível da organização, quer ao nível do traçado. O veredicto da FIA, no entanto, só vai ser conhecido em Novembro, depois do organismo que regula o automobilismo de competição a nível mundial reunir e ler o relatório dos seus representantes. Outro dos factores que agradou aos representantes da FIA foi o comportamento do público. Se bem que no primeiro dia foram poucos os que se aventuraram nos trilhos da Serra, muito por culpa do mau tempo que se fez sentir e que levou ao cancelamento da segunda subida de treinos oficiais. Já no sábado, 6, os espectadores aproveitaram o Sol e acorreram em massa às margens do traçado serrano. Apesar da quantidade de pessoas, não se registaram os já "habituais" incidentes neste tipo de provas. Facto que a organização aplaude e que "só vêm ajudar às pretenções de tornar esta prova internacional".