Por Ana Maria Fonseca


Maria Elisabete Silva, docente da Universidade do Minho na área de Engenharia Têxtil, é agora Professora Agregada da UBI

As provas para a obtenção do título de agregada começaram pela apreciação do curriculum vitae pelos Profs. Drs. Luís Manuel de Almeida, professor catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e Auguste Kirschner, professor des Universités, ENSITM, de l'`Ecole Nationale Supérieure des Industries Textiles de Mulhouse de l'Université de la Haute-Alsace.
No dia seguinte, Maria Elisabete Silva apresentou a lição subordinada ao tema "Ensino da Metrologia Têxtil em Ambiente Distribuído e Colaborativo: uma Contribuição", onde utilizou dois campos diferentes de abordagem.
Por um lado o multimédia, "uma lição de interactividade sobre os domínios do têxtil", explica a Professora. Foram definidas questões relativas à qualidade e às suas exigências e mostrada uma aplicação numa passagem de modelos onde o conforto é essencial, "quer se trate de vestuário ou têxteis lar", esclarece a investigadora.
O conforto, composto por três partes, uma psicológica, uma sensorial e uma térmica foi objecto de um estudo de caso.
Mas não só o têxtil foi objecto de apreciação. A actividade do docentes que cada vez mais têm de estar ligados e apresentar as aulas baseadas na internet e na intranet foi também referida pela docente que sublinha ser necessária uma "nova abordagem do ensino, uma visão actual, do mundo, da informação e da comunicação". Sempre acompanhada por uma essencial "visão crítica que permita filtrar e seleccionar a informação".
Fizeram parte do júri que apovou por unanimidade a sua agregação, vários professores catedráticos de diversas instituições de Ensino Superior portuguesas e estrangeiras.
Na universidade do Minho a docente está ligada à parte dos materiais, essencialmente à que se refere ao Controlo de Qualidade, à Física Têxtil e à Estatística Aplicada . São estas as disciplinas que lecciona na licenciatura em Engenharia Têxtil.
No mesmo Departamento mas na Licenciatura em Vestuário, ministra a disciplina de Fisiologia do Conforto.
Relativamente aos mestrados lecciona Estatística e, no mestrado de Design e Marketing a disciplina de Ciência do Conforto.
"A UM está mais vocacionada para o algodão e a UBI para a lã", explica a investigadora. "Uma vez que o projecto de investigação se relaciona com as fibras de lã", desenvolvido em parceria com uma empresa da região, escolheu a UBI para o apresentar.
Também na UBI lecciona a disciplina de Métodos Estatísticos Avançados.







Curriculum Vitae

 

Maria Elisabete Silva é docente do Departamento de Engenharia Têxtil na Universidade do Minho onde ministra várias disciplinas de licenciatura e de mestrado.
Licenciou-se em Matemática aplicada na Universidade do Porto.
Após a licenciatura, deu aulas no ensino secundário.

Foi convidada para integrar o grupo de investigação do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Passou a ser professora agregada após concluídas as provas do que era chamado na altura de "Exame de Estado".
Partiu depois para França onde se douturou na área de Química Macro molecular- fibras.
Foi posteriormente convidada pela UM para leccionar várias disciplinas do Departamento de têxtil.
Fez outro douturamento na especialidade de Física Têxtil, na área de Química e Tecnologia Têxteis.
Passou depois a professora associada, e desde então lecciona na UM e dedica-se a vários projectos de investigação, alguns deles como coordenadora.
É perita das comunidades europeias para a avaliação de propostas e projectos no âmbito do V Programa Quadro.