Fundação portuense
Bolsas em regime de empréstimo para universitários

NC/Urbi et Orbi

 

A Fundação Ilídio Pinho (FIP), sediada no Porto, apresentou na última semana, em cerimónia presidida pelo ministro da Educação, Júlio Pedrosa, um programa de bolsas de estudo/empréstimos, que pretende ser inovador.
O programa destina-se a estudantes com bom aproveitamento escolar, que sejam candidatos ao Ensino Superior, público e privado, e cujas famílias tenham fracos recursos financeiros. Aos bolseiros cabe a responsabilidade de, após a conclusão do curso, amortizarem valor da bolsa concedido em regime de empréstimo. O sistema está há muito implantado em países europeus como a Inglaterra, Dinamarca, Noruega e Finlândia, bem como nos Estados Unidos da América e Canadá, onde cerca de 50 por cento dos alunos universitários recorre a este tipo de bolsas.
O concurso para o presente ano lectivo arrancou a 21 de Setembro último e prolonga-se até ao próximo dia 31. A Fundação espera começar com 50 candidaturas vocacionadas para as áreas prioritárias ligadas às ciências da vida e às tecnologias da informação e telecomunicações. Até 15 de Novembro são conhecidos os bolseiros que, mensalmente, entre Outubro e Julho, vão receber um montante variável em função do mérito, da condição financeira do agregado familiar e da sua residência.