Despiste de autocarro faz um morto e 34 feridos

NC/Urbi et Orbi

 

Um morto, Maria Luísa Goulão, 64 anos, residente em Castelo Branco e 34 feridos é o resultado do despiste de um autocarro de passageiros na sexta-feira, 12, cerca das 21 horas no Itinerário Principal 2 (IP2) perto de Fratel em Castelo Branco.
Depois de assistidos no Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, três feridos foram transportados para o Hospital Universitário de Coimbra (HUC). Um deles mantém-se internado neste estabelecimento mas o seu estado de saúde não inspira cuidados. Nuno Miguel Nabais, 19 anos, mantém-se internado na neurocirurgia, sob vigilância médica. Miguel Fernandes Martinho, 49 anos, já regressou a casa, e Joaquim Ramos Mesquita, de 27 anos, recebeu alta depois de ter sido transferido para o Centro Hospitalar Cova da Beira.
Segundo uma fonte da Brigada de Trânsito da GNR, o autocarro de dois pisos, que fazia a ligação entre Lisboa e a Covilhã, "despistou-se numa recta entre Fratel e Vila de Boi e foi embater numa viatura pesada que circulava em sentido contrário". Devido ao choque o autocarro tombou para um dos lados e muitos dos passageiros ficaram encarcerados . No socorro às vítimas estiveram 12 corporações de bombeiros, com 26 viaturas, num total de 86 homens.
A Joalto, empresa proprietária do autocarro, recusa "qualquer responsabilidade no acidente". Em comunicado esclarece: "O autocarro circulava no sentido Sul-Norte. No sentido contrário, encontrava-se estacionado na margem um veículo pesado de mercadorias que procedia à substituição de um pneu furado. Um segundo pesado de mercadorias ao ultrapassar o anterior, ocupou parcialmente a faixa de rodagem contrária, embatendo lateralmente contra o autocarro". Uma fonte da Joalto disse, no entanto, que a transportadora "assume as suas responsabilidades para com os seus passageiros" e vai acompanhar a situação dos sinistrados e acautelar as respectivas bagagens.