Foram sete as personalidades homenageadas pelo serviço prestado ao concelho em variados campos, da Medicina ao Desporto
Homenageados no Dia da Cidade
Personalidades condecoradas com medalhas de mérito




Por Ana Maria Fonseca


As homenagens recairam, neste dia, sobre personalidades que prestaram serviço pela cidade, ou que a representaram de alguma forma além das fronteiras beirãs.

Malaca Casteleiro, natural do Teixoso, é Professor Catedrático de Linguística Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de Coimbra e na UBI, como convidado
Este covilhanense, além dos diversos projectos de investigação onde já participou ou dirigiu, é também presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa da Academia de Ciências de Lisboa.
Também José Flávio Martins, comandante dos Bombeiros voluntários da Covilhã, cargo que ocupa desde 1993, recebeu uma medalha de mérito social. Criador da primeira Brigada de Socorro de Montanha em Portugal, foi já condecorado com as medalhas de ouro pelos 15 e 20 anos de exercício de "Bons e Efectivos Serviços" e também com a medalha de ouro de "Serviços Distintos" da Liga dos Bombeiros Portugueses.

José Baptista Fernandes, padre desde 1947, prestou 49 anos de serviço à cidade da Covilhã

José Baptista Fernandes, pároco da Igreja de Santa Maria desde 1952 até Agosto deste ano e professor de Religião e Moral na actual Escola Secundária Frei Heitor Pinto durante 11 anos, foi também homenageado neste dia por uma vida de serviços prestados à comunidade, trabalhando na assistência aos retornados, Bombeiros Voluntários, PSP e Banda da Covilhã. Além destas actividades, empenhou-se também na conservação e restauração de vários lugares de culto do concelho.
O médico que desde 1965 exerce as funções de anestesista na cidade da Covilhã, Orlando Batista, e que durante 25 anos prestou serviços médicos sociais nas caixas de Previdência e Lanifícios do Ferro e Peraboa foi, também ele condecorado com a Medalha de Mérito Social.

Uma Engenheira Agrária entre os homenageados

A única mulher homenageada neste dia foi Maria Alcina Patrício, pelo trabalho desenvolvido na área da pedagogia ligada à agricultura.
Criadora da Escola profissional da Ilha de São Jorge, nos Açores e da Associação Nacional das Quintas Pedagógicas, exerce actualmente a função de presidente do Conselho Executivo da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa.
A sua carreira é em grande parte marcada pela docência que pratica desde 1973.

Maria Alcina Patrício recebeu a medalha de mérito pelo trabalho de pedagogia que desenvolve na área agrícola
Amândio Nunes, nascido no distrito de Coimbra em 1919, passou grande parte da infância na Covilhã. Só regressou à cidade serrana em 1950, depois de licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra. No concelho da Covilhã esteve ligado a várias instituições, nomeadamente ao município covilhanense, à caixa de previdência e ao Sanatório das Penhas da Saúde.
Foi ainda entregue uma medalha de mérito desportivo, a título póstumo, o desportista Manuel Mendes Duarte. Conhecido como "Maneca" na cidade da Covilhã, o seu percurso foi sempre dedicado ao desporto, sendo praticante de várias modalidades. Foi treinador nível II da Federação Portuguesa de Basquetebol, seleccionador da Associação de Basquetebol de Castelo Branco, nos escalões de iniciados e cadetes e treinou o Sporting Clube da Covilhã, a Associação Desportiva da Estação e o Clube Desportivo da Covilhã. Faleceu em 1996.