"Nada melhor do que mostrar um bocadinho do que se faz em Portugal", afirma Ricardo Abreu, responsável pelo Art'Ubi
Cinema Português em destaque no Art'ubi
"A essa magia que é o cinema"

Quatro dias de curtas metragens "deram conhecimento da vida e formação de cultura", palavras de um espectador atento. A pouca afluência foi outra marca desta Mostra de Cinema Português.


Por Carmen Martins e Laura Sequeira


A mulher foi o tema central da mostra de cinema português inserida no ART' UBI. Os filmes nacionais passaram pela sala de ensaios da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) nos dias 16, 17 , 19 e 20 deste mês.
"Nada melhor do que mostrar um bocadinho do que se faz em Portugal", é a opinião de Ricardo Abreu, responsável pelo ART'UBI, para a escolha das fitas lusófonas. Pela tela passaram fitas vindas do Instituto do Cinema Audiovisual e Multimedia (ICAM), todas elas relacionadas com o papel da mulher na sociedade.
"As enfermeiras do Estado novo", documentário de Susana de Sousa Dias reflecte a condição feminina durante a ditadura. Por outro lado, Catarina Rodrigues, realizadora, escolhe um grupo de mulheres caboverdianas que usam a música para dar um sentido à vida.
No último dia desta mostra, Fernando Pessoa esteve presente como inspiração a uma curta metragem de nome "Ah, não ser eu toda a gente, toda a parte.".
Rita Carrilho, 22 anos, uma das poucas espectadoras desta mostra vê este evento como uma oportunidade de formação pessoal. Formação essa aproveitada por poucos, tendo em conta a fraca afluência a este evento. Mesmo assim, ainda há quem surpreenda, um espectador com 60 anos vividos para o cinema enche a sala com a sua presença.