Projecto aberto a outras localidades
Primeiro Centro de Saúde de Terceira Geração em Castelo Branco


A escolha da cidade albicastrense para ser pioneira, em termos distritais, neste projecto, prende-se com razões burocráticas e a proximidade da Sub-Região de Saúde para a eventual resolução de problemas.

Por João Alves
NC/Urbi et Orbi

 

A cidade de Castelo Branco vai ter, em 2002, o primeiro Centro de Saúde de Terceira Geração do distrito. A novidade é adiantada pelo coordenador da Sub-Região de Saúde de Castelo Branco, Sanches Pires, que adianta o Centro de Saúde da cidade albicastrense é no distrito o que "mais condições reúne para isso".
Recorde-se que a criação de Centros de Saúde de Terceira Geração (CSTG) é um processo antigo que já está parado há dois anos. Porém, o ministro da Saúde, Correia de Campos pretende implementar um diploma criado pela equipa ministerial de Maria de Belém Roseira, mas que ficou 'na gaveta' com Manuela Arcanjo.
Este novo modelo de funcionamento permite que vários centros de saúde funcionem como um só na prestação de cuidados a diferentes níveis: médico de família, especialistas, saúde pública e enfermagem na comunidade. Os médicos funcionam em equipa, garantindo sempre atendimento, em centros de gestão descentralizada, orçamento próprio e flexibilidade ao nível da contratação de pessoal. Esta é, aliás, a diferença fundamental que o coordenador da Sub-Região de Saúde do distrito realça. " Estes centros permitem o apoio de vários técnicos. Há maior facilidade para resolução de qualquer problema. A grande novidade é que os centros de saúde são postos à escala de gestão dos hospitais, com autonomia administrativa e financeira, o que não acontecia até agora" explica Sanches Pires. O Centro de Saúde de Castelo Branco será assim um dos 10 primeiros centros-piloto a arrancar no próximo ano, nas principais cidades do país. "Numa primeira fase será assim, pois um projecto piloto dá sempre a hipótese de se corrigir qualquer anomalia que possa aparecer. Depois, a ideia é generalizar e alargar a iniciativa a outros locais" explica Sanches Pires.
Quanto à escolha de Castelo Branco para ser a primeira localidade do distrito a avançar neste método inovador, Sanches Pires salienta que a mesma teve a ver com "questões de burocracia. É o sítio que mais condições reúne já que é a capital de distrito e tem mesmo aqui ao lado a Sub-Região de Saúde, o que poderá facilitar qualquer problema". Segundo o Alto Comissário da Saúde, José Pereira Miguel, em declarações ao Público, é necessário agora que "outros (Centros de Saúde) comecem já a proceder às transformações que lhe permitam funcionar como CSTG".