Por Liliana Correia e Gisela Gomes


Augusto Martins e Sónia Araújo: os "responsáveis" pela educação da sexualidade na escola preparatória Pêro da Covilhã

Realizou-se na passada quarta-feira, dia 24 Outubro, na Escola Preparatória Pêro da Covilhã, uma acção de formação organizada pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, com o intuito de desmistificar a sexualidade.
A acção destinou-se a professores, pais e auxiliares da educação, pois "a educação sexual vai ser dada de forma trandisciplinar e interdisciplinar", sublinha Sónia Araújo, formadora convidada pela APF - Associação para o Planeamento Familiar.
A necessidade de existir esclarecimento sexual nas escolas levou a que o Ministério da Educação assinasse um protocolo com o Ministério da Saúde intitulado "Linhas Orientadoras", de modo a que os educadores possam abordar a sexualidade sem tabús.
Ao contrário do que se pensou inicialmente, a educação sexual não será uma disciplina específica, mas será abordada em todas as áreas do sistema educativo, pois "a sexualidade é abrangente e está presente em todos os programas educativos".
Outro motivo para não existir uma disciplina de educação sexual é que "o professor poderia não criar empatia com os alunos", surtindo o efeito oposto ao pretendido, além de afastar este tema do programa de educação geral.
Durante a formação foram esclarecidos objectivos, conteúdos e metodologias da educação sexual, de modo a esclarecer que sexualidade "não é só sexo", mas "tudo o que envolve o ser humano", desde o corpo ao papel na sociedade.
Deste modo, foram feitas apresentações de eventuais jogos que se podem constituir como recursos para alguns professores quando abordarem o assunto na sala de aula.
Diferente da dos professores, foi a abordagem para pais e auxiliares da educação, já que o fundamental é que estes "saibam como enfrentar algumas situações do dia-a-dia", esclarece Sónia Araújo.
Segundo a formadora, a iniciativa "teve o efeito pretendido", pois o facto da informação estar bem disposta e de envolver a assistência num ambiente de reciprocidade e actividade, "permitiu que a mensagem fosse bem recebida".
É de salientar "o dinamismo que a escola tem vindo a implantar", "tendo sido já realizadas outras acções de esclarecimento e formação", acrescenta Augusto Martins, presidente da direcção executiva da escola preparatória Pêro da Covilhã, já que o fundamental "não é só educar os alunos, mas apostar na formação dos que educam".