Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor promove
Curso de Formação em Avaliação Educacional

Avaliar é importante, mas tem que se saber fazê-lo, por isso existe a necessidade de formar pessoas correctamente. Deste modo, o Centro de Recursos em Conhecimento vai promover no próximo mês de Novembro o curso de Avaliação Educacional.

Por Marta Martinho


O centro de Recursos em Conhecimento da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) vai promover um Curso de Avaliação Educacional, que decorre de 12 a 16 de Novembro. No último dia do curso terá lugar o seminário "Avaliação Educacional; Escola eficaz em debate", a realizar no pólo IV da Universidade da Beira Interior.
O curso de avaliação educacional tem como objectivo formar com especificidade um grupo de indivíduos que fiquem aptos a avaliar e ordenar as escolas, identificando os factores de avaliação e hierarquizando-os. O curso é intensivo, tem um limite de 30 participantes, e dará preferência a professores no activo e da região. É um curso único e o primeiro a realizar-se a nível nacional. Visa "ensinar a avaliar e ordenar as escolas", abordando os diferentes níveis e procurando saber quais as responsabilidades do insucesso e do sucesso escolar.
" O curso só por si não tinha sentido, por isso houve a necessidade de realizar também um seminário " afirmou Pedro Guedes de Carvalho, Coordenador do Centro de Recursos em Conhecimento da AECBP, que conta com os melhores especialistas nacionais e internacionais, de forma a possibilitar à comunidade educacional uma formação adequada. O seminário estará aberto a todos os interessados.

"É importante desenvolver a região"

Segundo José Luís Adriano, director do Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Covilhã, a Covilhã é "uma região onde muito se tem sonhado mas muito pouco se tem realizado" e esta iniciativa vem motrar que são capazes de realizar eventos únicos que incluem o estabelecimento de parcerias. Para que este curso se realize foi necessário encetar colaborações com a UBI, a AECBP e CRC, embora o apoio financeiro esteja a cargo do PRODEP III.
"Actualmente não basta tirar o curso e pensar que tudo está resolvido. É necessário que as pessoas estejam actualizads e formadas adequadamente para responder às necessidades profissionais exigidas", referiu José Luís Adriano, dado que em Portugal se realizam muitas reformas no sistema educacional, mas não se avalia o que anteriormente estava errado.
Com o curso a região estará a criar um quadro de formação que futuramente será utilizado quer a nível regional, nacional ou internacional. Este é o 2.º curso do género que se está a realizar na Beira Interior. O primeiro esteve ligado à avaliação do património, e já se pensa em efectuar outro, no próximo ano, ligado à avaliação do impacto económico.