Por Marisa Miranda
NC/Urbi et Orbi


A estrutura está dotada de celas colectivas e alojamentos individuais

A partir de 17 de Novembro, a vida dos animais errantes do concelho da Covilhã vai mudar. "Uma vivenda para animais", é assim que o vereador com o pelouro do Ambiente e Salubridade Pública, Joaquim Matias descreve o novo canil municipal que se encontra em fase de conclusão no Parque Industrial do Canhoso. Uma obra orçada em mais de 40 mil contos que estava prevista inaugurar em Julho. A infra-estrutura contempla recintos gradeados, um conjunto de celas colectivas para cães capturados, uma sala de abate, celas para colocar animais suspeitos, gabinete para o veterinário, um gatil, alojamentos individuais (hotel), uma secretaria, uma cozinha para a confecção dos alimentos, instalações sanitárias para o público e um vestiário para funcionários do Canil. "Um excelente espaço com azulejos até ao tecto, todas as divisões têm drenagens específicas para que as limpezas e as desinfecções sejam feitas na sua globalidade sem que isso constitua qualquer tipo de perigo", explica Joaquim Matias.
A PATITA - Associação de Defesa de Animais Errantes já recebeu por parte da autarquia a autorização para estar presente no canil. Entretanto a presidente da associação, Rosa Duarte, adianta que estão a preparar uma acção conjunta para o dia da inauguração. "Vai aparecer um canil e ao mesmo tempo uma associação de apoio aos animais", salienta Rosa Duarte. Para Joaquim Matias, o aparecimento da PATITA é motivo de orgulho. "A PATITA é uma associação que encontrou na minha pessoa um apoio inquestionável e vai ter um papel importante no novo espaço", sublinha Matias. A Câmara Municipal da Covilhã vai assinar um protocolo de colaboração com a PATITA que prevê as condições de participação da associação neste novo espaço.
Neste momento está a ser analisado pelo gabinete jurídico da Câmara Municipal da Covilhã um regulamento com normas específicas de funcionamento do canil que depois vai ser submetido a ratificação por parte da Assembleia Municipal.
Quanto ao abate de animais, Matias é peremptório: "Não queremos falar de abate. No canil só vão ser abatidos animais que não sejam recuperáveis e que ameacem a saúde pública".