Por Marco António Antunes


Carlos Pinto visita a sala da internet na Escola Primária

"Continuaremos a cuidar das crianças, porque elas são o que de melhor tem o mundo", afirmou Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã. O autarca visitou a Escola Primária nº 2 do Tortosendo no passado dia 27 de Outubro, Sábado, pelas 13 horas.
"Desde o edifício, à remodelação dos sanitários, passando pela reabertura da cantina e da ligação da escola à internet, a Câmara da Covilhã e a Junta do Tortosendo melhoraram a vida desta escola", referiu Maria Manuela Fortuna Campos, 55 anos, Directora e Professora na Escola Primária nº 2 e moradora no Tortosendo. Para Manuela Campos, sem a acção da Câmara e da Junta a escola continuaria degradada. E sublinha: "O Governo não cumpre as suas obrigações atempadamente".
Carlos Abreu, presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, garante: "Queremos dar melhores condições para que as nossas crianças se sintam realizadas". O autarca do Tortosendo lembrou que "temos prioridades, mas começamos pelos mais carenciados". A breve prazo a Escola Primária nº 1 vai também sofrer obras, porque "hoje já se encontra num estado de alguma degradação", informou Carlos Abreu.
Desde há quatro atrás, "a Câmara da Covilhã traçou um plano para garantir uma alimentação condigna às crianças carenciadas em idade escolar", sublinha Carlos Pinto. O objectivo da Câmara é "conceder igualdade de oportunidades para a obtenção de um rendimento escolar adequado", defende o autarca. "A Câmara da Covilhã fornece hoje 800 refeições diárias a alunos do concelho da Covilhã com um custo estimado de 15 mil contos por ano", explica.
Durante a visita, Adília Pinto Toscano, 46 anos, residente no Tortosendo, deu o seu testemunho como mãe do Diogo, um antigo aluno. A Escola Básica nº 2 do Primeiro Ciclo do Tortosendo tem 58 crianças e 25 alunos nos tempos livres. "Sempre que a escola tiver um ambiente acolhedor, as crianças sentem-se bem aqui", defende Manuela Campos. Mais de 80 pessoas, entre Professores, entidades oficiais e numerosos populares, acompanharam esta iniciativa.