João Reis, da Federação Portuguesa de Futebol recebe medalha comemorativa das mãos do presidente do Teixosense, Hermínio Real
50º aniversário do GD teixosense
Novo estádio é hipótese

No jantar do 50º aniversário do Teixosense, Carlos Pinto avança a hipótese de construir um novo estádio para o clube, se as negociações com os proprietários do actual não sairem do impasse.


Por Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Mais de 250 pessoas uniram vozes para cantar, na última sexta-feira, 19, os parabéns ao Desportivo Teixosense. O clube verde-negro, fundado a 7 de Outubro de 1951, cumpriu este mês meio século de existência, e nem os sócios e simpatizantes, nem as entidades oficiais quiseram ficar de fora do jantar comemorativo. Uma cerimónia relalizada no Salão Nobre da moderna sede do clube. Câmara Municipal da Covilhã, Junta de Freguesia, Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) e Federação Portuguesa de Futebol fizeram questão de marcar presença no jantar de aniversário. Presenças que Hermínio Real, presidente do clube, aproveitou para lembrar as dificuldades dos clubes do Interior. "Gastam-se milhões na organização do Euro 2004, mas apenas no Litoral", queixa-se. "O Interior também pertence ao País e o Governo tem que se lembrar de nós", conclui.
A autarquia, representada pelo presidente Carlos Pinto e pelos vereadores Joaquim Matias e João Esgalhado, entregou aos responsáveis do clube um cheque de mil e 500 contos para obras nos balneários, para além do subsídio mensal de mil contos. Mas o que os teixosenses mais gostaram de ouvir foi a promessa de resolução do caso do estádio. O presidente da autarquia assegurou que, caso as negociações com a família Maia Campos não cheguem a bom termo, "o clube vai ter um campo novo em outro sítio". Mas as promessas não se ficaram por aqui. Caso seja eleito, Carlos Pinto propõe desenvolver ainda outras estruturas paralelamente ao complexo desportivo do clube: piscinas ao ar livre e aquecidas, "com fins desportivos e medicinais", há muito reclamadas pela população da vila.
Em representação da AFCB, Carlos Xistra não quis deixar de endereçar os parabéns ao Teixosense e deixar o voto de esperança para que o clube se consiga manter na III Divisão. Uma tarefa para a qual, conclui, "é necessário o apoio, não só dos sócios, mas de todos os teixosenses".