Achados arqueológicos na cidade albicastrense
Estrutura romana junto à Capela de Santa' Ana

No decorrer de obras na área das capelas da Senhora de Mércoles, São Martinho e Santa' Ana foram encontrados vestígios romanos. A equipa de arqueologia da Câmara Municipal acredita ter descoberto uma estrutura de armazenagem de cereais.


Por Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


A equipa de arqueologia da Câmara Municipal encontrou recentemente, junto ao Cruzeiro de Sant' Ana, um Cristo maneirista do século XVI e um movente da época romana. Sob a direcção cientifica de Sílvia Moreira e Pedro Salvado, os achados tiveram lugar durante o alargamento, rectificação e pavimentação da Senhora de Mércoles. Uma obra que decorreu no conhecido "Triângulo Arqueológico de Castelo Branco", que engloba as áreas entre as capelas da Senhora de Mércoles, São Martinho e Santa' Ana.
Na área de intervenção, de que Francisco Tavares Proença Júnior foi o primeiro explorador, logo no inicio do século XX, sendo, por isso, considerado o patrono da arqueologia da Beira Baixa, encontravam-se muitos fragmentos cerâmicos do período romano. Vestígios que motivaram escavações arqueológicas que, numa primeira fase, se basearam na desmatação e limpeza e respectiva recolha de materiais à superfície. Posteriormente, e perante os elementos arqueológicos disponíveis, definiu-se uma área de escavação com 76 metros de comprimento e oito de largura, a partir da antiga estrada. No decorrer da escavação de uma das quadrículas, os técnicos encontraram os alicerces de fundação de uma estrutura bem definida, que forma um ângulo recto com duas paredes de pedra solta. Junto ao substracto rochoso encontraram-se, ainda, pequenos fragmentos de terra "sigillata", uma cerâmica fina utilizada pelas camadas mais elevadas da sociedade romana.
Por enquanto, os arqueólogos ainda não conseguiram determinar a funcionalidade da estrutura, devido à sua má preservação. mas adiantam: "Pensamos que se trata de uma parte rústica de uma "villae", cuja função principal está relacionada com a actividade agrícola do território, já que se encontraram fragmentos de talhas de armazenagem de cereais".