NC/Urbi et Orbi


Elisa Ferreira

A Ministra do Planeamento, Elisa Ferreira, presidiu na passada sexta-feira, na Guarda, à sessão pública de apresentação do Programa de Requalificação de Acessibilidades na Serra da Estrela, cuja primeira fase, entre 2001 e 2002 representa um investimento de 8,6 milhões de contos.
Este programa, integrado na Acção Estrutural Prioritrária da Área Integrada de Base Territorial (AIBT) da Serra da Estrela, engloba os municípios de Aguiar da Beira, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia, contemplando 33 projectos.
A melhoria das acessibilidades internas, o ordenamento do tráfego, a qualificação e protecção ambiental são os principais objectivos desta acção, que vão ser concretizados, como foi referido, a partir de intervenções da rede viária, implementação de circuitos e construção de parques de estacionamento. O investimento total vai ser repartido entre as autarquias locais, o Instituto de Estradas de Portugal e o Instituto de Conservação da Natureza.
Para a ministra do Planeamento, Elisa Ferreira, os contratos programas agora assinados constituem "acções concretas de discriminação positiva do interior do País". Além disso, esta intervenção vai transformar a Serra da Estrela num espaço mais acolhedor, facilitado por acessos que não vão interferir na sua oferta e qualidade ambiental, mas que vão propiciar melhores condições, quer no período de Inverno, quer nos meses de Verão. Já os pólos da Covilhã, Guarda e Viseu começam a afirmar uma nova dinâmica demográfica e capacidade de atrair empresas. "Nestas zonas começamos a ter empresários, cidadãos com grandes exigências em termos de produto turístico que querem consumir", explica a membro do Governo. As relações com Espanha não foram esquecidas e para que se intensifique o número de visitantes e o nível de exportações, a ministra considera que a é necessário que a Serra da Estrela se prepare "para, sem danos ambientais, poder dar visibilidade à sua qualidade e criar melhores condições de vida para quem ali vive."
Ao nível das estradas nacionais e regionais sob a responsabilidade da administração central, as intervenções mais urgentes vão efectuar-se na ER 330-Aguiar da Beira/Fornos de Algodres/EN17; EN232- Manteigas/Cruzamento das Penhas Douradas; ER 338-Manteigas/ Nave de Santo António; ER 338-Portela do Arão/Lagoa Comprida; ER 18-1-EN 18 (Guarda/ Vale de Estrela/Famalicão / EN 232 (Valhelhas) e EN 339 entre os Carqueijais e a Covilhã, entre outras.
Além da assinatura dos contratos-programa de requalificação de acessibilidades, AIBT da Serra da Estrela, foi assinado um outro com as autarquias de Celorico da Beira, (AIBT - Aldeias Históricas), Pinhel (AIBT - Coa) e Freixo de Espada-à-Cinta.