Por João Alves
NC/Urbi et Orbi


A população de Verdelhos está insatisfeita por não conseguir ver em casa os quatro canais públicos de televisão. No sábado, 20, os populares reuniram-se junto à ponte, à entrada da localidade, para mostrarem o seu descontentamento por uma situação que "já está assim há mais de um ano".
João Caetano é um dos moradores que decidiu vir para a rua mostrar o seu desagrado pela situação. Explica que em Verdelhos apenas se conseguem captar dois canais, a RTP2 e a SIC. "Isto é agora, porque há duas semanas atrás não víamos nada. Já há vários anos que temos problemas de alimentação de energia. Durante muito tempo o fornecimento dos geradores era feita por energia solar, o que trás alguns transtornos quando o tempo é mau. Em Abril recebemos energia eléctrica. Porém, nada mudou". Este responsável pela comissão de moradores salienta que todo a obra e projecto é da responsabilidade da autarquia covilhanense e que a Junta de Freguesia, "que nos está a apoiar nesta iniciativa", já enviou alguns ofícios à Câmara da Covilhã a alertar para esta anomalia. "Está a decorrer um abaixo-assinado entre a população que já tem entre 150 a 200 subscritores. Vamos dar um prazo para a resolução do problema e caso não haja novidades, há a intenção de nos deslocarmos à Câmara para nos manifestarmos. Este é um movimento espontâneo da população. Numa altura em que tanto se fala de televisão digital, nós não temos a televisão normal" explica João Caetano.
Em declarações à RC, o vereador da Câmara da Covilhã, Joaquim Matias, explica que o problema reside no facto de, num conjunto de quatro retransmissores existentes em Verdelhos, dois estarem avariados, uma situação que será reparada esta semana.