Alunos do concelho da Covilhã contemplados com bolsa de estudo

Melhores alunos do concelho distinguidos pela Câmara Municipal

Foram 211 os alunos de todas as escolas do ensino básico e secundário do concelho a receberem diplomas de mérito. Esta cerimónia contou ainda com a entrega de 30 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior.


Por Catarina Rodrigues

 

 


A Câmara Municipal da Covilhã, no seguimento das comemorações do 131º Aniversário da elevação a cidade, atribuiu na passada sexta-feira, Bolsas de Estudo e Diplomas aos melhores alunos do ano lectivo 2000/2001.
A cerimónia teve lugar na Biblioteca Municipal e contou com a presença do Presidente da Câmara, Carlos Pinto, do vice-presidente, Alberto Alçada Rosa, da vereadora da cultura, Maria Rosário Pinto da Rocha, e do vereador Carlos Casteleiro.
As bolsas de estudo tiveram como destino alunos do Ensino Superior, naturais ou residentes no concelho da Covilhã. A Câmara Municipal recebeu mais de uma centena de candidaturas a esta bolsa. No total, foram contemplados 30 alunos, 20 da Universidade da Beira Interior (UBI), e dez de outras instituições.
Segundo o Presidente da Câmara, Carlos Pinto, "este acto foi uma homenagem singela a todos aqueles que ainda com dificuldades económicas conseguem distinguir-se entre os muitos alunos do Ensino Nacional".
Além da entrega das bolsas de estudo, foram atribuídos nesta cerimónia 211 diplomas aos melhores alunos de todas as escolas do concelho, como forma de reconhecimento pelo trabalho por eles realizado. Destes diplomas, 76 foram entregues a alunos do 6º ano, 42 a alunos do 9º ano e 93 a alunos do 12º ano de escolaridade.
A Câmara Municipal tem tido em conta a carreira académica dos jovens munícipes encetando esforços para os apoiar. Para o presidente do executivo camarário, "o futuro do concelho também passa por estes alunos".
Carlos Pinto frisou ainda o importante papel da família e o esforço de
muitos pais por uma melhor educação para os seus filhos.




Diploma atribuído aos melhores alunos

  O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, anunciou neste evento, a criação de uma bolsa de mérito que irá distinguir o melhor aluno da Faculdade de Medicina da UBI.
Esta medida é para Carlos Pinto "uma forma de registar e assinalar o contributo da edilidade para com aquela licenciatura".
O aluno com direito aos 300 mil escudos referentes a esta bolsa será encontrado através da decisão de um júri a ser criado pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade.